Notícias

No Brasil, já é possível deixar o iPhone ligado durante a decolagem, em modo avião

Quase dois anos depois de termos noticiado aqui que a ANAC estava estudando maneiras de permitir o uso de aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens, ela finalmente resolveu começar a liberar isto em voos nacionais. A primeira a ganhar autorização foi a Gol.

Até então, os passageiros eram solicitados a desligar completamente todos os dispositivos eletrônicos durante as decolagens e os pousos. Se você estivesse com seu iPad lendo a Revista iThing, por exemplo, tinha que interromper tudo no início e no final da viagem, precisando desligar o aparelho e depois ligá-lo de novo. Esta “burocracia” não será mais necessária a partir de hoje.

Outra mudança que deve agradar a todos é que agora será “oficialmente” permitido ligar o celular assim que o avião pousar. Todo mundo já fazia isso, mas a companhia sempre pedia para esperar até estar dentro do aeroporto.

Por enquanto, apenas a Gol recebeu esta autorização da ANAC (iniciando hoje, dia 7 de julho), mas em breve TAM, Azul e Avianca também deverão ser autorizadas.

A autorização permite que qualquer dispositivo eletrônico possa permanecer ligado durante todo o voo, sem precisar desligá-lo. Porém, celulares e tablets deverão estar obrigatoriamente em modo avião. Durante o curto período das decolagens e os pousos, os comissários poderão pedir para guardar os aparelhos, como medida de segurança. Como é um período delicado em que as chances de acontecerem movimentos bruscos são maiores, eles querem evitar que, em uma emergência, aconteça uma chuva de celulares e tablets na cabine.

A Gol também anunciou que pretende implementar serviço de conexão Wi-Fi em seus voos em 2016. Esta é uma promessa antiga da TAM, que até hoje não se concretizou. Nos Estados Unidos, é comum voos domésticos contarem com rede Wi-Fi para os passageiros.

Fonte: Folha de S.Paulo / via Tecnoblog

Botão Voltar ao topo