Notícias

Apple SIM fica disponível em mais de 90 países

Você se lembra do Apple SIM? Nós já falamos dele aqui e se trata de um cartão SIM (conhecido no Brasil como “chip de operadora“) que não é atrelado a nenhuma operadora e pode ser usado em vários países diferentes. Este SIM, que até agora só funcionava nos EUA e no Reino Unido, ganhou suporte a diversos outros países nesta semana. No Brasil, ainda não.

O chip não pode ser usado para chamadas de voz, apenas para planos de dados, mas facilita muito a vida de quem viaja para o exterior e precisa se conectar na internet. Ele vem dentro do iPad Air 2 e do iPad mini 3 (ambos na versão Wifi + Cellular) comprados nos EUA, mas agora também podem ser comprados separadamente em qualquer Apple Store em países que oferecem o serviço. A Apple publicou uma lista deles aqui, todos situados na Europa, África, Ásia e Caribe. Na América do Sul, apenas Suriname, Guiana e Guiana Francesa é que são compatíveis com o serviço.

Apple SIM

A ideia é o possessor do chip chegar a um país em que seja compatível com o serviço e poder contratar, diretamente do iPad, um plano de dados para usar a internet, sem precisar correr atrás de chips pré-pagos locais. A Apple fez acordo com a T-Mobile e a GigSky para viabilizar o serviço, permitindo contratar planos de alguns dias, uma semana ou até um mês. Os preços da GigSky podem ser vistos aqui, dependendo do país.

GigSky

A única coisa chata é que, depois que você escolhe uma operadora, o chip fica preso a ela. Por exemplo, se você escolher a GigSky, só poderá usar ela nas próximas viagens, sem poder trocar para a T-Mobile, por exemplo. Se estiver nos Estados Unidos e escolher primeiro a AT&T, não poderá trocar mais, não podendo usar na Europa. Neste caso, se quiser usar outra operadora depois de escolhido, terá que comprar outro Apple SIM card. Os iPads comprados não na Apple Store, mas em lojas de operadoras, também poderão vir com o Apple SIM preso à ela.

Tirando estes detalhes, a iniciativa parece ótima e promete facilitar a vida de quem viaja com o iPad. Por enquanto, apenas o iPad Air 2 e o iPad mini 3 são compatíveis com o Apple SIM e, portanto, ele não irá funcionar em iPhones e em outros modelos de iPads. A Apple está tentando incorporar aos poucos este serviço, para não comprar briga com as operadoras. Mas quem sabe, no futuro, tenhamos apenas um único chip universal para poder escolher a operadora que quisermos?

Botão Voltar ao topo