iOS

Apple libera programa de beta público para quem já estiver inscrito

A partir de hoje (9), quem estiver inscrito no programa de beta público da Apple, poderá testar os novos sistemas sem precisar ser desenvolvedor. Tanto a versão de testes do iOS 9 quanto do OS X El Capitan estão disponíveis.

betapublico9_2

Em março (quando a empresa liberou o primeiro beta público do iOS), apenas quem já era inscrito no programa há algum tempo é que teve acesso à versão prévia do iOS 8.3. Agora, aparentemente quem se inscreveu naquela época também está tendo acesso e pode já instalar o beta do iOS 9 no seu dispositivo, de forma oficial. As instruções estão todas no site do programa.

As versões públicas do beta não são, necessariamente, as mesmas daquela dos desenvolvedores. Pode acontecer que, no futuro, apareça uma versão que não fique disponível para o público, pois a Apple só libera as que são minimamente estáveis para testes.

Como sempre, nossas mesmas recomendações: versões betas são, por definição, para testes e desenvolvimento. É um sistema não acabado e, consequentemente, ainda cheio de coisas para serem arrumadas. É claro que alguns de vocês irão querer testar logo as novidades (afinal, a lista é grande), mas saibam que a bateria certamente irá gastar mais rápido que na versão final, alguns aplicativos atuais não irão abrir (os de bancos brasileiros não estão funcionando no beta) e os backups feitos durante o uso do beta não poderão ser usados caso você resolva voltar para o iOS 8.4 (ou seja, você pode perder dados deste período, como SMS e fotos).

Se você for um dos inscritos e quiser mesmo assim arriscar, aconselhamos fortemente fazer um backup completo de todas as suas coisas, inclusive arquivando o backup do iOS 8.4 (ensinamos como fazer aqui) para, caso você quiser, poder instalar o sistema de volta. Quem instala o beta pode voltar para a versão oficial disponível no iTunes quando quiser, mas isso exige colocar o aparelho no modo DFU e restaurar completamente o sistema. Se você não tem intimidade com isso que acabamos de dizer, então você não deve se arriscar. ;)

A Apple ainda não definiu nenhuma data específica, mas a versão final para todos os usuários deve ser lançada em setembro ou, no máximo, em outubro.

Botão Voltar ao topo