Curiosidades

Apple agora impede que usuários do beta do iOS deixem avaliações na App Store

O problema é antigo e já foi até tema de artigo da Revista iThing. Em períodos de testes com versões betas, centenas de usuários acabam avaliando injustamente na App Store aplicativos que deixam de funcionar por causa do beta.

Mas a Apple fechou a porta e agora deixou de permitir que estes usuários consigam deixar qualquer tipo de avaliação.

O que acontece é que novos sistemas muitas vezes exigem mudanças na estrutura dos aplicativos, que enquanto não são atualizados, deixam de funcionar. O problema é que a Apple só permite atualizar aplicativos com as funções do novo iOS quando este é liberado ao público. Enquanto isso, aqueles que testam versões de pré-lancamento, como os betas, encontram problemas em aplicativos que fecham sem aviso, ou ficam com funções sem funcionar direito.

Certos usuários, que não entendem o objetivo de testes de uma versão beta, acabam indo à App Store deixar avaliações ruins, sem que o desenvolvedor possa fazer nada para melhorar, pelo menos não antes que a Apple permita. Isso se tornou uma verdadeira dor de cabeça para quem desenvolve apps, e parece que a maçã resolveu tomar uma atitude.

Esta semana, ela implementou mudanças que impedem usuários de versões de “pré-lançamento” (ou seja, betas) a deixarem avaliações na App Store. Ao tentar fazer, um aviso deixa claro o motivo do impedimento.

Mas a solução ainda não é perfeita. É possível, mesmo assim, avaliar apenas com estrelas, ou então escrever reviews pelo iTunes do computador. Mas isso, claro, só acontece com usuários que realmente não entendem que versões betas são propensas a instabilidades e fazem muitos apps deixarem de funcionar. Neste sentido, montamos um guia de comportamento para os que estão se aventurando a testarem o beta, para que o máximo de usuários tomem consciência da importância de não prejudicar os outros por causa de uma decisão pessoal de provar algo que ainda não está acabado.

Botão Voltar ao topo