Notícias

Associação norte-americana quer que Apple ative o receptor de rádio FM que já existe no iPhone

Você provavelmente não sabe, mas dentro do seu iPhone existe um receptor de rádio FM; e isso desde 2009. Mas não se empolgue, porque a Apple o mantém inativo de forma proposital. De fato, o iPhone possui um chip para o Wi-Fi capaz também de captar ondas de rádio FM, mas o hardware é bloqueado de fábrica. Ninguém ainda entendeu a verdadeira razão para a Apple fazer isso, mas a realidade é que até hoje não temos direito a sintonizar rádios diretamente pelas ondas FM.

Entretanto, uma associação nos Estados Unidos (a National Association of Broadcasters) quer que a Apple mude isso e permita que seus usuários escutem rádio no iPhone e iPad.

Para eles, as vantagens seriam muitas:

Usuários poderiam evitar os altos custos de dados [de internet] e economizar bateria se eles ouvissem rádio FM gratuitamente no aparelho. Ouvir por streaming [pela internet] drena sua bateria de três a cinco vezes mais rápido do que se ouvisse exatamente o mesmo conteúdo pelo chip FM [e] seria um recurso crítico em caso de emergência.

Alguns acham que a Apple não adota um rádio FM em seus iPhones porque ela não poderia ter controle sobre a qualidade do áudio, que pode variar de acordo com o local onde se está e as interferências da região. E oferecer algo com qualidade ruim não é o tipo de coisa que a Apple faz em seus produtos. Mas esta teoria cai por terra ao vermos que o iPod nano já oferece este benefício há anos, de forma nativa.

Rádio iPod

Vários de nossos leitores são favoráveis a termos rádio FM no iPhone, mas como ja comentamos, a possibilidade existe desde 2009 e a Apple nunca adotou. Se viesse agora, a coisa poderia vir tarde demais, se considerarmos que alguns países já até estão pensando em desligar os sinais de FM em 2017.

via 9to5mac

Botão Voltar ao topo