Apple

Apple apresenta mais um ótimo trimestre em seu Resultado Fiscal Q2 2015

De três em três meses, a Apple apresenta a seus acionistas os resultados fiscais do trimestre que passou, como prestação de contas. Em uma teleconferência por áudio, Tim Cook e os diretores financeiros contam como foram as vendas de seus produtos, além de responder perguntas de acionistas. Hoje, dia 27, foi o dia de apresentar os resultados do Segundo Trimestre Fiscal (Q2) de 2015, que para a Apple engloba os meses de janeiro, fevereiro e março (isso porque o ano fiscal da Apple é contado a partir de outubro).

E a exemplo de janeiro, nestes últimos meses a empresa bateu recordes de faturamento mais uma vez.

O resultado do Q1 deste ano foi histórico, por atingir níveis nunca alcançados por nenhuma outra empresa do mundo, em toda a história. No Q2, este ritmo continua, se compararmos os resultados com o mesmo período (Q2) de 2014.

Em termos de receita, a Apple faturou 28% a mais neste segundo trimestre, trazendo para seus cofres 58 bilhões de dólares. É o segundo maior resultado da história da empresa, perdendo apenas para o incrível Q1 de 2015. Destes, 13,6 bilhões foram só de lucros; se lembrarmos que o Facebook comprou o Instagram por 1 bilhão, a Apple lucrou o equivalente a 13 “Instagrams” em apenas 3 meses. Não é a toa que ela adquiriu 27 empresas nos últimos 6 trimestres (só não revela quais).

Resultado Fiscal Q2 2015

Um dos grandes responsáveis deste bom faturamento foi, mais uma vez, o iPhone, que sozinho significou quase 70% da receita da Apple. Ou seja, a Apple há tempos deixou de ser uma empresa de computadores que faz também celular, para se tornar uma fabricante de celulares que faz, também, computadores e outros eletrônicos. Foram mais de 61 milhões de aparelhos vendidos, isso em apenas três meses. Impressionante.

Resultado Fiscal Q2 2015

Já os iPads, continuam a ver suas vendas caírem. Pelo quinto trimestre consecutivo, os números são menores do que o do ano anterior. Desta vez, caiu 22%.

Resultado Fiscal Q2 2015

Com isso, a composição de fontes de receita da Apple fica representada no gráfico abaixo. Grande parte formada pela venda de iPhones, seguido de longe pelo Mac, iPad e serviços como iCloud, iTunes e App Store. A categoria iPod mudou de nome e agora se chama “Outros”, que conterá a partir do próximo resultado, as vendas também do Apple Watch. A Apple não quer que a concorrência saiba quantos relógios ela vendeu, para manter uma vantagem competitiva (seja lá ela qual for).

Resultado Fiscal Q2 2015

Botão Voltar ao topo