Notícias

Apple anuncia ResearchKit, para ajudar na pesquisa médica contra doenças

ResearchKit

A Apple parece querer transformar o iPhone em um real instrumento de saúde. Uma das novidades do evento de hoje foi o anúncio do ResearchKit, um framework que facilita a criação de aplicativos voltados à pesquisa médica e ao diagnósticos de doenças como diabetes, asma, doenças cardíacas, mal de Parkinson e até cancer de mama.

Atualmente, o que mais a pesquisa médica necessita são de dados e estatísticas, e a Apple quer que os usuários de iPhone (que são muitos) contribuam com este banco de dados, para tentar acelerar os avanços da medicina. Com aplicativos específicos, os usuários poderão diagnosticar, com o acompanhamento de um médico, suas condições físicas para que possam ser analisadas. Por exemplo, o paciente poderá gravar sua voz dizendo “AAAAHHH…” e o aplicativo poderá avaliar diversos detalhes que poderão significar informações importantes, quando interpretadas por um profissional de saúde.

YouTube video

O ResearchKit será open source, o que significa que outras plataformas poderão criar aplicativos compatíveis e trocar dados e informações, o que é ótimo para toda a comunidade.

Botão Voltar ao topo