Aplicativos

Extensão para iOS 8 permite transferir qualquer arquivo entre iPhones, iPads, Androids e computador

Weafo

Transferir arquivos entre dispositivos nem sempre é uma coisa prática, principalmente em se tratando de iOS. O bluetooth não faz transferências e mandar por email pode demorar, se você tiver diversos arquivos pesados para transferir com alguém que está do seu lado. Por isso mesmo, esta nova extensão que surgiu na App Store promete facilitar a vida de muita gente.

O que o Weafo faz é permitir que se possa acessar arquivos e documentos em outro aparelho próximo, através do navegador de internet. Assim, é possível enviar para computadores, dispositivos com outros sistemas operacionais (como Android e Windows Phone) e até mesmo outros iPhones e iPads, sem precisar instalar nenhum outro app neles.

Ele funciona como uma extensão do iOS 8, o que significa que não é necessário abrir nenhum outro aplicativo a não ser aquele que você está, usando o menu de compartilhamento do sistema. Por exemplo, se você está no aplicativo Fotos, basta selecionar as imagens que você quer enviar, tocar no menu de compartilhamento e escolher o ícone do Weafo. Ele irá disponibilizar pela rede um endereço IP em que será possível abrir em outro dispositivo pelo navegador e baixar os arquivos. Para um número maior de documentos, há a opção de baixar uma versão compactada em ZIP com todos eles, para facilitar a transferência.

Os dois dispositivos precisam estar conectados na mesma rede Wi-Fi. Este endereço IP gerado pela extensão é aquele do seu aparelho naquele momento. Entre dispositivos Apple (ou no Windows com QuickTime instalado), é possível acessar via protocolo Bonjour pelo nome do dispositivo (por exemplo, iPad-do-BDI.local), o que permite guardar o endereço nos favoritos para transferências futuras.

Weafo

É possível também estabelecer uma senha, para que nenhum espertinho desconhecido tenha acesso aos mesmos arquivos.

Com o endereço em mãos, basta abri-lo no navegador do dispositivo em que se quer baixar os arquivos. Uma página mostrará todos eles, permitindo baixá-los um a um ou todos de uma vez. É importante não fechar a janela do Weafo e nem deixar a tela bloquear antes de terminar todo o download.

Weafo

A extensão funciona em todos os aplicativos que possuam o menu de compartilhamento, o que permite enviar, além de fotos, arquivos PDF, links, textos, mapas, contatos, notas e se você usar aplicativos de gerenciamento de arquivos, como o Documents, aí então é possível enviar praticamente qualquer tipo de documento. Em aplicativos que não possuam o menu de compartilhamento (como o app Músicas), aí a extensão obviamente não pode ser usada.

Hoje em dia existe muitos apps para compartilhar arquivos, mas fazer isso através de uma extensão facilita muito mais a vida. É claro que soluções como o AirDrop (para quem consegue fazer funcionar) são muito mais rápidas, mas visto que nem todos os dispositivos são compatíveis com ele, ter uma solução parecida e que seja multiplataforma é algo a se destacar.

A extensão pode ser baixada neste link. No momento da publicação deste artigo, eles estão disponibilizando-o de graça por tempo limitado, por isso, aproveite se puder.

Botão Voltar ao topo