AplicativosCuriosidades

O caso único do aplicativo que levou poucas horas para ser aprovado na App Store

charlie app

Quando alguém quer lançar um aplicativo para iPhone ou iPad, nunca consegue fazer isso com menos de 8 dias. Além da preparação e desenvolvimento do próprio app, tem outro fator que costuma atrasar bastante o lançamento: a revisão da Apple, que leva em média, de 5 a 7 dias úteis para ser revisado e aprovado (ou recusado).

Mas uma exceção foi aberta esta semana, pela primeira vez na história da loja. Com isso, um aplicativo em especial levou apenas poucas horas (e durante o final de semana) para ficar disponível na App Store mundial.

A iniciativa foi de dois desenvolvedores do sul da França, que pensaram em fazer um aplicativo para a comunidade que quer demonstrar sua união em torno do atentado ao Charlie Hebdo, na última quarta. Uma grande passeata nacional está prevista para este domingo, e por isso seria urgente que o aplicativo fosse aprovado a tempo de aproveitar esta mobilização.

Para resolver isso, os desenvolvedores enviaram um email diretamente para Tim Cook na sexta a noite, explicando o caso e solicitando que fosse aberta uma exceção na aprovação do aplicativo. Dez minutos depois, eles já tinham uma resposta. Sim, era possível aprovar o aplicativo em apenas 1 hora, mas com uma condição: o app tinha que ser associado a algum veículo de imprensa. Foi o tempo então de buscar um apoio; no final, o jornal Nice-Matin foi quem publicou o aplicativo.

O app é simples: seu objetivo é marcar em um mapa as pessoas que apoiam a causa “Je Suis Charlie“, para mostrar graficamente o quão grande é a união dos franceses contra o que aconteceu e, inclusive, ao redor do mundo. O app é gratuito e pode ser baixado neste link.

Botão Voltar ao topo