AplicativosNotícias

Mozilla prepara versão iOS do navegador Firefox, veja as primeiras telas

Durante muito tempo, a Mozilla lamentou o fato de não conseguir implementar no sistema do iPhone e iPad uma versão do Firefox totalmente independente do motor do Safari. Reclamava que as “restrições da Apple” impedem usar o motor Gecko, que é a base do navegador. Por isso, dizia que nunca teríamos o Firefox para iOS.

Bem, as coisas parecem ter mudado desde então. Enfrentando uma crise financeira e mudando recentemente o seu CEO, a fundação Mozilla resolveu mudar seus conceitos e desenvolver uma versão iOS de seu principal produto.

A Apple não mudou sua política e todos os navegadores para iPhone precisam obrigatoriamente usar o Webkit (que é o motor por trás do Safari). Quem mudou foi a equipe da raposa-de-fogo (tecnicamente, é um panda), que adotou outro tipo de filosofia. O gerente de lançamento do Firefox, Lukas Blakk, escreveu em seu Twitter em dezembro:

Precisamos estar onde nossos usuários estão, então vamos levar o Firefox para o iOS.

E a estratégia tem lógica. Mesmo usando um outro motor, levar o Firefox para o iPhone significa permitir que seus usuários aproveitem os recursos também no mundo móvel, como o Firefox Sync, que sincroniza páginas e favoritos do computador. O Safari e o Chrome já contam com este recurso, mas quem usa Firefox no PC acaba não podendo aproveitar este benefício.

O navegador está sendo todo escrito já na nova linguagem Swift, para ter sua performance otimizada ao máximo. Ainda falta muito a ser desenvolvido, mas nós já conseguimos brincar com uma versão preliminar.

Firefox iOS Firefox iOS Firefox iOS

Por estar em um estágio bem inicial, ainda não é possível julgá-lo. Mas as primeiras imagens mostram um navegador normal, com sistemas de abas, favoritos, além do modo leitura, que transforma o visual de uma página internet para focar na leitura (assim como no Safari). Justamente por ser escrito em uma nova linguagem, ele só será compatível com sistema iOS 8 em diante.

Não há previsão de lançamento para o Firefox no iOS.

Botão Voltar ao topo