Opinião

O que aconteceu com os 12 Dias de Presente da Apple?

Desde que surgiu a App Store, todos os anos a Apple costumava fazer uma promoção especial de fim de ano, chamada de “12 Dias de Presentes“, oferecendo uma música, aplicativo, filme ou livro de graça durante 12 dias após o natal.

Mas este ano ela quebrou essa tradição, sem explicar a razão. Qual teria sido o motivo?

A promoção nasceu na Europa. Em 2008, apenas usuários do Reino Unido, França e Alemanha tinham direito a receber os presentes. Foi só em 2012 que a promoção se estendeu para outros países, inclusive o Brasil, com a criação de um aplicativo gratuito que avisava qual era o presente do dia.

Quem é leitor antigo do Blog do iPhone conhece de longa data a promoção, pois desde a primeira edição nós publicamos todos os presentes para nossos leitores aproveitarem.

Mas nem todo mundo ficava satisfeito com essa promoção.

Por mais absurdo que possa ser, havia usuários que ficavam com raiva dos presentes, a ponto de avaliar negativamente os aplicativos oferecidos na App Store, xingando a Apple.

A cada presente apresentado, dezenas e até centenas de comentários negativos apareciam reclamando que não era aquilo que eles queriam.

coments12days

A Apple não se manifestou sobre a sua razão de ter acabado com a promoção, mas não é difícil deduzir que ela dava mais trabalho do que benefícios. Aguentar usuários reclamando e xingando por oferecer algo de graça desestimula qualquer um, pois é como se o esforço todo em agradar tivesse resultado contrário no final.

Portanto, se você era um que gostava da promoção e tinha consciência de que provavelmente nem todos os presentes seriam do seu agrado, pode lamentar o fim desta tradição que vinha desde 2008.

Já você que reclamava que a promoção era “uma droga“, bem, você provavelmente reclamará agora também, por ela ter acabado…

Botão Voltar ao topo