Dicas de iPhone e iPadSegurança

[alerta] Cuidado com emails falsos que tentam roubar seus dados

De tempos em tempos, começam a circular emails falsos pela internet na tentativa de roubar dados sigilosos de pessoas distraídas. Esta semana, alguns usuários brasileiros receberam este tipo de mensagem que tenta se passar pela Apple, na tentativa de conseguir as senhas do iCloud.

O email é em inglês e segue o visual padrão da Apple, tanto que quem estiver distraído não se dá conta que a mensagem não vem dela. O remetente é um endereço válido da empresa e a mensagem diz que “sua conta foi congelada para a sua proteção“. A única maneira de desbloquear a conta, segundo o texto, é acessar o link e confirmar seus dados.

O problema é que o link sugerido não leva para a página da Apple e sim para um clone. O domínio altervista.org (um site italiano para criação de sites gratuitos) revela o golpe.

Fique esperto e conheça alguns indícios que podem apontar para um email falso:

  • Confira sempre antes de clicar se os links vão para onde eles dizem ir.
  • Repare se o endereço email que lhe mandaram a mensagem é o mesmo do seu Apple ID. Receber a mensagem em um email não cadastrado na Apple é algo mais que suspeito.
  • Nunca acesse seu Apple ID através de links dentro de emails. Se você receber uma mensagem dizendo que há algum problema com sua conta, acesse diretamente o site appleid.apple.com/br, digitando no navegador.
  • Dificilmente a Apple irá lhe enviar um email importante relativo à sua segurança, em inglês. A Apple já traduz sua comunicação para o português, principalmente quando é algo relacionado ao Apple ID.

Desconfie sempre quando receber um email pedindo para informar seus dados de conexão e siga sempre os passos acima para se certificar que você não está caindo em um golpe. Assim, sua conta do iCloud ou da App Store sempre ficarão protegidas.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo