Notícias

Quem substituirá o Google como motor de busca padrão no iPhone?

Buscador padrão

Os concorrentes do Google estão em alvoroço. Desde que começou a circular a notícia de que o contrato da gigante das buscas com a Apple se encerra em 2015, Yahoo e Microsoft já estão em contato com a Maçã para conquistarem o cobiçado posto de motor de busca padrão do Safari.

O buscador do Google é muito bom e ninguém coloca em questão isso. Mas ele ficou realmente popular e conhecido somente quando virou padrão em grandes navegadores, como Safari, Firefox e Internet Explorer. E isso graças a um contrato que o Google estabelece com as empresas, pagando muito bem para que isto seja assim.

Mas as coisas estão mudando. A Microsoft desenvolveu seu próprio buscador (o Bing) e o tornou padrão no Windows. Além disso, o Firefox também desistiu do Google e adotou o Yahoo como motor de busca padrão. Agora é a Apple que pode mudar de buscador, com o fim do contrato.

Nada ainda foi confirmado e não é possível afirmar 100% que a Apple não vá renovar com o Google. Mas se tomarmos em consideração os últimos anos, é bem provável que a Maçã retire de seu sistema mais esta ligação com a empresa de Mountain View, como fez com os mapas e o Youtube. O afastamento das duas empresas vem acontecendo desde a época de Steve Jobs.

Com isso, a concorrência está flertando com a Apple. Os diretores de Microsoft e Yahoo já estariam conversando com Eddy Cue sobre uma possível adoção do motor padrão a partir de 2015, segundo conversas de bastidores.

Mas quem gosta do Google não precisa ficar preocupado: mesmo que a Apple mude o buscador padrão, o usuário pode a qualquer momento decidir qual usar, como já acontece hoje.

Botão Voltar ao topo