Tutoriais

Saiba como cancelar seu número de telefone no iMessage caso deixe de usar um iPhone

Veja como apagar sua "conta" no iMessage

Todo o usuário que possui um iPhone e ativa o serviço iMessage é capaz de receber mensagens de outros usuários da Apple direto no seu número de telefone, sem que nenhuma das partes pague nada.

Em um tempo pré-redes-sociais, isso era um recurso e tanto.

Já hoje, muitos nem sabem que o iMessage existe e que ele serve para se comunicar com outros usuários da maçã. A maioria se rende a aplicativos multiplataforma, como o WhatsApp e o Telegram.

Como ele é integrado ao sistema de mensagens do telefone, você recebe no mesmo aplicativo tanto mensagens de amigos quanto SMS normais via operadora. Tudo em um só lugar.

Mas isso pode se transformar em um problema, porque justamente essa integração com as mensagens da operadora é que faz com que o iOS não envie SMS para números que sejam registrados no iMessage.

Então, se você já teve um iPhone e passou a usar o mesmo número em um Android, provavelmente não conseguirá mais receber mensagens SMS de seus contatos que tiverem iPhone.

Complicado? Calma, que a gente explica.

Telefone registrado no iMessage

Digamos que você use iPhone e tem o iMessage cadastrado no aparelho. Porém, amanhã decide trocar o celular por um Android.

Se você deixou registrado o iMessage antes de formatar o iPhone para vender para alguém ou passar para um familiar, seu número de telefone permanecerá registrado nos servidores da Apple como um usuário do iMessage.

E aí o que acontece? Sempre quando algum amigo seu que tenha iPhone for mandar para você um SMS, para ele vai aparecer uma bolha azul (e não a verde), pois o sistema acredita que você ainda tenha um iPhone.

Resultado: a mensagem é enviada como iMessage, mas como você não tem mais iPhone, nunca a receberá (considerando que você também não tenha mais iPad, Mac ou outro produto da maçã).

Acontece isso com muita gente que trocou de plataforma e não descadastrou seu número no iMessage. Claro que com o advento do WhatsApp, cada vez menos enviamos SMS. Porém, em casos específicos, isso pode dar problema.

Como resolver então?

A Apple tem uma ferramenta online que permite cancelar o registro do seu número no iMessage, mesmo que você não tenha mais nenhum aparelho da Apple.

Descadastrar iMessage

Há duas maneiras de tirar seu número do iMessage:

Se você ainda tem um iPhone

Caso você ainda tenha um iPhone disponível, siga os passos abaixo:

  1. Coloque seu chip (SIM card) no iPhone.
  2. Abra os Ajustes do sistema.
  3. Procure pelo menu “Mensagens”.
  4. Desabilite o botão do iMessage.

Desligando o iMessage


Se você não tem mais um iPhone

Bom, se você não tiver mais um iPhone para descadastrar seu número, terá que visitar a página da Apple para fazer isso.

neste link e informe seu atual número de celular (aquele no qual você está tendo problemas em receber mensagens de amigos que usem o iOS).

Descadastrar iMessage

Você então receberá um código por SMS, para comprovar que o número é realmente seu.

cancelar iMessage

Informe esse código na página da Apple e pronto, a partir daí seu número não estará mais associado ao iMessage e você voltará a receber SMS de seus amigos que ainda possuem iPhone. :)

Botão Voltar ao topo