Notícias

Tim Cook publica carta aberta comentando sua orientação sexual

Carta Tim Cook

Hoje pela manhã o portal BusinessWeek publicou um texto redigido por Tim Cook em que ele comenta a importância que ele dá à sua privacidade, mas toma a corajosa atitude de assumir ser gay. A revelação de Cook dá fim a um grande histórico de boatos a respeito da sua sexualidade que já vem causando especulações desde que ele substituiu Jobs no cargo de CEO.

Em seu texto, Cook afirma que tem bastante orgulho de ser gay, e procura mostrar que este é apenas um dos aspectos de sua vida, que também é composta do fato dele ser “engenheiro, tio, amante da natureza, maluco por fitness, fã de esporte e muitas outras coisas”.

O objetivo de Tim Cook foi dar um passo significativo na promoção de igualdade entre as pessoas e promover uma maior aceitação entre o que ele classificou como “outros grupos de minorias” por parte da sociedade. Ele diz que “se ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar pessoas em conflito com quem elas são, ou trazer conforto a qualquer pessoa que esteja se sentindo sozinha, ou inspirar pessoas a insistirem em igualdade, então vale a pena trocar a privacidade por isso”.

Desde que chegou ao cargo de CEO da Apple, Cook tem promovido inúmeras atitudes em prol da igualdade social, fazendo com que a Apple passasse a agir de forma relevante e importante nestas questões. Mas esta foi a primeira vez que Tim Cook chamou para si a responsabilidade e a atenção com o objetivo de mostrar que a orientação sexual de uma pessoa é um assunto tão natural quanto qualquer outro.

Naturalmente, a atitude gerou desconforto em pessoas que ainda não se acostumaram a tratar diversidade com naturalidade. No Twitter, Facebook e em comentários web afora não é difícil achar gente que não sabe lidar com este tipo de assunto e recorre a piadas bestas ou ataques para tentar lidar com este desconforto. Felizmente sabemos que os leitores do BDI são mais esclarecidos do que isso, e que saberão refletir a respeito do assunto de uma forma madura. ;)

Parabéns ao Tim Cook pela atitude. Esta carta é importante e será lembrada por bastante tempo.

Via BusinessWeek

Botão Voltar ao topo