Notícias

Sem a homologação da Anatel, anúncios de venda de iPhone 6 estão sendo retirados do ar

iPhone 6 ilegal na TIM
Loja da TIM em Goiânia – Foto de Ricardo Almeida

Como sabemos, o novo iPhone 6 ainda não foi homologado pela Anatel (pelo menos até a publicação deste artigo) e, por isso, na teoria ainda não pode ser vendido no comércio do país. Isto não impede que lojas e até operadoras importem e vendam sem autorização os novos modelos. Até mesmo o site do Walmart revende aparelhos importados de terceiros, com preço astronômico.

Mas ao invés de coibir estes comércios, parece que a repressão está sendo focalizada na internet, na importação e venda de particulares. Esta semana, diversos anúncios pessoais em sites de revenda foram retirados do ar, por citarem o iPhone 6.

Quem denunciou isso foi o site TechGuru, que percebeu que as vendas de iPhone 6 em sites como Mercado Livre, OLX e BomNegócio foram proibidas e todos os anúncios existentes estão sendo excluídos, com alguns cadastros sendo suspensos.

Proibicao-venda-iPhone-6-Brasil-03 Proibicao-venda-iPhone-6-Brasil-02-1 Proibicao-venda-iPhone-6-Brasil-01
Imagens: TechGuru

Não se sabe exatamente quem fez o pedido para a retirada dos anúncios: se foi a Apple, a Anatel ou outro órgão público. Seja quem for, fez com suporte na legislação brasileira, que impede a venda de produtos de radiodifusão sem a homologação da Agência Nacional.

Mas e as lojas e operadoras que já estão vendendo o aparelho importado? Ninguém fará nada contra elas? E o Walmart?

Botão Voltar ao topo