Notícias

iPhone 6 ganha autorização da Anatel para ser comercializado no Brasil

Anatel iPhone 6

Duas semanas após ter aprovado as baterias, a Agência Nacional de Telecomunicações (a Anatel) aprovou no dia 14 o iPhone 6 Plus, lançado no mês passado em diversos países do mundo. E na sexta, dia 17, ela homologou também o modelo menor, o iPhone 6.

Os modelos aprovados são exatamente aqueles já esperados: o A1549 do iPhone 6 e o A1522 do iPhone 6 Plus. Na prática, estes são os mesmos modelos vendidos em países da América, ou seja, ao se comprar o iPhone 6 em um deles (Estados Unidos, por exemplo), a garantia valerá no Brasil, por ser o mesmo modelo homologado.

iPhone 6 Plus - Anatel

O curioso é que nas imagens dos novos iPhones aprovados há dois tipos de carregadores: o compacto e o grande, com potência de 10W. Geralmente este modelo é usado para carregar o iPad maior, não o iPhone (apesar de não haver problemas quanto a isso). Qual virá na caixa do aparelho?

iPhone 6 Plus Anatel

Outra informação interessante é sobre as fábricas que produzirão o iPhone 6. Se nos anos anteriores o documento trouxe o endereço da fábrica brasileira de Jundiaí, este ano é diferente, o que significa que o iPhone 6 e 6 Plus não serão produzidos em nosso país.

iPhone 6 Plus Anatel

Aparelhos comprados na Europa, Ásia, Oceania, África e Oriente Médio, serão de modelo diferente e, a princípio, não serão cobertos pela garantia no Brasil. Na teoria, a garantia do iPhone é mundial, mas na prática a Apple tem evitado de dar suporte a aparelhos que não sejam do mesmo modelo homologado no país. Apesar disso, diversos usuários já entraram na justiça e conseguiram o direito à garantia de modelos diferentes do nacional.

Mas não se empolgue: a autorização da Anatel infelizmente não é o fator determinante para a escolha da data de lançamento oficial do iPhone no país. No passado se viu que mesmo a agência sendo rápida na homologação, a Apple geralmente demora alguns meses para trazer a novidade para o Brasil. Isso depende exclusivamente de estratégias de mercado e prioridades que ela tem, além de quantidades de estoques. E a própria Apple já adiantou que não deveremos ver os novos aparelhos em outubro.

Ou seja, ainda não podemos prever quando a Apple irá lançar o iPhone 6 no Brasil, que nos dois últimos anos aconteceu entre a segunda metade de novembro e início de dezembro.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo