Notícias

Apple não quer mais calculadoras na Central de Notificações do iOS

Central de Notificações

Quando a Apple anunciou que iria permitir widgets na Central de Notificações do iOS 8, todo mundo se surpreendeu por ver a Maçã mais aberta às necessidades dos usuários e novas ideias dos desenvolvedores. Afinal, durante anos seu sistema foi muito restrito e fechado em relação a coisas que se poderia instalar fora da “caixinha de areia” dos aplicativos.

Mas parece que ela está se arrependendo de ter dado tanta abertura assim, mesmo que não pareça haver um motivo lógico para isso. Esta semana, ela se mostrou contrária a widgets de calculadora na Central de Notificações.

O desenvolvedor da popular calculadora virtual PCalc recebeu esta semana um email da Apple pedindo para que fosse retirado a função de widget do aplicativo, pois não pode mais. Qual o motivo?

Os widgets não podem realizar cálculos.

Cuma? Como a Apple pode mudar as regras no meio do jogo? Sim, porque durante mais de um mês depois do lançamento do iOS 8 ela nunca tinha deixado claro esta “regra”. Pior, o PCalc é um dos aplicativos de extensões em destaque pela própria Apple, ou seja, ela sabia que ele fazia isso e até incentivou. O que mudou?

PCalc Extention

A única regra existente que pode ter servido de parâmetro aí é aquela que enfatiza que “os widgets servem sobretudo a fornecer informações rápidas, não para funcionarem como aplicativos por si só“. Ou seja, o widget da calculadora estaria praticamente substituindo o próprio aplicativo, que nunca seria aberto porque não há a necessidade disso com ele na Central de Notificações.

Mas não parece justo ter permitido por mais de um mês o aplicativo ficar na loja (dando inclusive bastante destaque para ele) e depois pedir par que ele retirasse a função mais legal que possui. Isto não só tomou horas de trabalho dos desenvolvedores, como também foi o principal motivo de muitos pagarem pelo aplicativo.

Grande parte da comunidade de desenvolvedores está indignada com a notícia e clama por mudanças no sistema de aprovação de aplicativos na App Store. Afinal, aquela que quer ser a maior loja de apps do mundo para dispositivos móveis não pode ser tão inconsistente e, por que não dizer, chata com o controle do que é publicado. Pois quem está perdendo são os desenvolvedores e também os usuários de iOS.

A Apple deu 3 semanas para o PCalc ser alterado. Enquanto isso, se você quer garantir uma calculadora direto na sua Central de Notificações, basta baixar a versão grátis do app (link) e não atualizar no futuro. ;)

Botão Voltar ao topo