Notícias

Apple bate novos recordes de faturamento no último trimestre fiscal

iPhone 6

A cada três meses, o título do artigo é praticamente o mesmo: mais um recorde de faturamento da Apple em seus resultados fiscais. Ontem, a equipe de Tim Cook fez a apresentação dos resultados do Quarto Trimestre Fiscal de 2014 (julho, agosto e setembro) para os acionistas da companhia e os números como sempre foram bem altos.

A melhor maneira de analisar os resultados fiscais é fazer uma comparação com o mesmo trimestre do ano passado, pois cada época do ano é particular e não teria sentido levar em consideração simplesmente o trimestre anterior (a época de Natal, por exemplo, sempre vende muito mais que o período de janeiro e fevereiro). Então fizemos gráficos com todos os trimestres, destacando com uma cor diferente os quartos trimestres dos últimos dois anos, para ficar mais visível a evolução.

Nos resultados de ontem, a Apple apresentou um faturamento de 42,1 bilhões de dólares no trimestre, um crescimento considerável se considerarmos que nos anos anteriores ele tinha sido bem discreto. Tim Cook disse que este foi o maior crescimento (em faturamento) dos últimos sete trimestres. Se levarmos em conta que a concorrência está tendo dificuldades este ano (a Samsung apresentou forte queda em seu faturamento), a Apple está em uma situação excelente.

Faturamento Q4 2014

Quanto aos iPhones, ainda mais recordes. De julho a setembro, foram vendidos 39,3 milhões de aparelhos, um número bem maior que o mesmo período do ano passado. Este número pega uma parte do iPhone 6, mas não considera outros grandes mercados, como a China, que só iniciou as vendas na última sexta-feira.

iPhones Q4 2014

Já os iPads sofreram mais uma queda nas vendas (a terceira consecutiva). Nós já comentamos aqui que um dos motivos pode ser que os usuários estão tão satisfeitos com seus iPads mais antigos que não sentem necessidade de trocá-los a cada ano. O iPad 2 ainda é o mais utilizado e muitos que o possuem estão muito felizes com eles.

iPads Q4 2014

Alguns dados interessantes surgiram durante a conferência telefônica que Cook e Maestri fizeram com investidores e analistas:

  • A demanda pelo iPhone 6 está “em um planeta diferente” da disponibilidade dele. Ou seja, a Apple não está conseguindo fabricar tantos aparelhos para atender a procura. Mesmo considerando que os estoques eram grandes no dia do lançamento.
  • Tim Cook afirmou que o iPhone 6 e 6 Plus são os melhores iPhones já criados e que os clientes o estão amando.
  • Até hoje a App Store já ultrapassou a marca de 85 bilhões de aplicativos baixados.
  • A Apple fez 20 aquisições de empresas neste ano, 7 apenas no último trimestre.
  • O registro de novos desenvolvedores para criar aplicativos na App Store aumentou em 39% neste último ano.
  • Um acionista perguntou como a Apple pretende resolver o “problema” de não conseguir produzir tantos iPhones quanto consegue vender; Tim respondeu que estão se esforçando, mas que não chega a ser algo grave. Qual empresa não queria ter um “problema” destes?
  • A parceria com a IBM deverá trazer um aumento na adoção do iPad já no ano que vem, principalmente em bancos, empresas de seguro, governos e outras instituições.

 

Botão Voltar ao topo