Notícias

Leilão das novas faixas 4G de 700MHz aconteceu hoje

Rede 4G 700MHz

Conforme já tinha sido anunciado, as três maiores operadoras do país garantiram hoje para si os três grandes lotes disponíveis para a faixa de 700MHz no Brasil, que começará a ser usada para comunicações em 4G.

Com a ausência das operadoras Oi e Nextel, não houve muita concorrência e os valores dos lances ficaram perto do mínimo. A Claro garantiu o primeiro lote, que é a faixa de cobertura que sofre menos interferências dos canais de TV digital. O segundo lote ficou com a TIM e o terceiro, com a Vivo. Segundo especialistas, estes dois últimos lotes podem exigir maiores esforços na implementação da rede, por necessitar de equipamentos especiais que evitem interferência dos canais de TV.

Outra operadora menor, a CTBC (Algar Telecom), arrematou sinais regionais referentes ao leste de Minas, norte de São Paulo e parte de Goiás e Mato Grosso do Sul.

Lotes do 4G - Anatel

A frequência de 700 MHz tem um poder de penetração muito maior, o que possibilitará que o 4G seja mais facilmente implementado no interior do país. Hoje, a rede 4G das operadoras ainda é muito precário fora das capitais.

Mas não espere que isso aconteça nos próximos meses. O governo só permitirá que as operadoras comecem a usar a faixa de 700 MHz para a rede 4G depois de 12 meses que o sinal da TV analógica for desligado na região, o que deve começar a acontecer somente em 2016.

via Folha

Botão Voltar ao topo