Opinião

O que esperar do evento da Apple

Evento da Apple

Depois de muitas expectativas e unhas roídas, amanhã será o grande momento em que conheceremos o(s) novo(s) iPhone(s) e todas as outras novidades que a Apple está reservando para todos nós. Mas o que será que ela irá apresentar?

Veja a seguir o que nós achamos que acontecerá amanhã, para você ajustar suas expectativas.

Novos iPhones

Com certeza conheceremos a próxima geração do celular da Apple. Ela sempre lança novos iPhones todos os anos e normalmente ela faz isso no evento de setembro. Porém, anunciar não é a mesma coisa que lançar: ela vai nos revelar durante a apresentação apenas as novidades, e o novo iPhone (ou iPhones) deverá chegar nas lojas dos Estados Unidos só no dia 19 de setembro (segundo a tradição).

Mas o que ela irá nos apresentar? Bem, nos últimos anos a empresa não tem conseguido segurar o vazamento de peças e informações. Portanto, é bem provável que alguns rumores estejam certos e que devamos conhecer no mínimo um modelo com tela maior, de 4.7 polegadas (falamos sobre isso aqui, com um vídeo demonstrativo).

4.7 vs 4 polegadas

Ele deverá ser mais fino e mais leve que o aparelho atual, e seu processador bem mais rápido (como de costume). Como nos outros anos, há rumores de que desta vez a Apple adote a tecnologia NFC (saiba mais aqui), mas só saberemos mesmo no evento.

Os rumores também apostam em uma tela ainda maior, de 5.5 polegadas, mas preferimos aguardar antes de acreditar fielmente nisso. Afinal, a Apple pode ter feito sim protótipos de vários tamanhos para testes, mas no final decidir não lançar. Amanhã saberemos.


Novo iOS 8

Ela deverá dedicar um tempo para mais detalhes sobre o novo iOS 8. E é muito provável que a versão pré-final (GM) seja liberada após o evento para os desenvolvedores realizarem os últimos testes. O lançamento da versão final para todos vocês deverá acontecer somente na semana que vem, dia 17 de setembro (data estimada).

É bem provável que tenhamos demonstrações de suas APIs de saúde (HealthKit) e de interação com domicílios (HomeKit). Muitos apostam que a grande estrutura montada ao lado do local do evento seja para isso.


Novo sistema de pagamentos

Não é de hoje que se fala na possibilidade da Apple lançar um sistema próprio de pagamentos, capaz de transformar nossos iPhones em cartões de crédito virtuais. O rumor ficou mais forte quando o próprio Tim Cook revelou que era uma área que a Apple estava bem interessada. Neste ponto, o NFC, se confirmado, teria papel importante nas transações, apesar da Apple poder incluir uma camada extra de segurança, fazendo com que os pontos de vendas atuais não sejam automaticamente compatíveis. Mas certamente o mercado ficaria muito interessado na solução, se adaptando à solução da Apple.

Ouvimos algumas conversas de bastidores afirmando que a Apple já estaria estabelecendo parcerias no Brasil, para que este sistema comece a funcionar aqui também. Por enquanto, ouvimos apenas o nome de um grande banco internacional, mas outros podem vir a fazer parte em um futuro próximo. É ótimo saber que não ficaríamos fora desta novidade, caso se confirme.


Novo acessório de vestir

A grande expectativa também é a de conhecer o tão falado acessório de colocar no pulso, que leria diversas informações de nosso corpo (como batimentos cardíacos, etc), além de permitir integração com o iPhone e rodar aplicativos da App Store (adaptados, claro). Alguns afirmam que o Facebook seria uma das empresas convidadas a apresentar algo durante o evento.

Mas, tudo é rumor e o ideal é não criar tantas expectativas prévias, para não se decepcionar. De toda maneira, mesmo se confirmado ele não deve ser lançado em 2014.


O que não deveremos ver

Mesmo sabendo que tudo pode acontecer, há algumas coisas que nós não estamos esperando muito:

  • Novos iPads: apesar de alguns rumores afirmarem que será apresentada uma nova versão dos tablets da Apple, ela geralmente só fala deles em outubro, em outro evento. Seria estranho ela mudar isso agora.
  • Novos Macs: com tanta coisa nova para apresentar, é bem difícil ela arranjar um tempo para falar de novos Macs.
  • Nova Apple TV? Os rumores diminuíram bastante em relação ao começo do ano. Seria uma surpresa bem grande se ela anunciasse algo do tipo agora, mas é bem provável que, se existir, fique para o próximo evento.
  • OS X Yosemite: A Apple deverá esperar para lançá-lo em outro evento, em outubro.

Você vai poder ficar sabendo de tudo, minuto-a-minuto, aqui no Blog do iPhone. A Apple também transmitirá o evento ao vivo, direto de Cupertino, nesta página ou pela Apple TV.

Botão Voltar ao topo