Notícias

Em algumas regiões, os Mapas da Apple são mais usados que os do Google

Mapas da Apple

Responda rápido: qual é o aplicativo de mapas mais utilizado no mundo? Você provavelmente respondeu que é o Google Maps, e você está certo. Talvez sua resposta tenha sido causada pelo senso comum criado há alguns anos, depois do vexame do lançamento dos mapas da Apple, ainda no iOS 6, mas a verdadeira razão é mais profunda que isso: a maioria dos smartphones no mundo usam Android, que não possuem os mapas da Apple.

Mas se disséssemos a vocês que em termos de uso, os Mapas da Apple já são mais usados que os do Google na América do Norte e do Sul, mesmo contabilizando os Androids? É isso que apontam duas pesquisas diferentes.

Sim, em algumas regiões os mapas da Apple são mais usados que os do Google, mesmo com o conceito geral de que eles “seriam piores”. Na verdade, a propaganda contra foi tão devastadora há dois anos que a imagem ficou marcada por muito tempo em nossa cabeça. Mas na prática, na utilização do dia-a-dia, a história é diferente.

Se você está lendo este blog, é muito provável que você faça parte de um tipo de usuário que gosta de se informar e estar sempre por dentro das novidades e de todos os detalhes do seu aparelho. Mas muita gente (e arriscaria dizer que é a maioria) não fica procurando blogs e sites na internet e só pensa em usar o celular que comprou, como ele veio de fábrica. Neste contexto, é lógico dizer que estas pessoas, quando precisam de um aplicativo de mapas, irão tentar usar primeiro o aplicativo nativo e só se preocupar em instalar outro se realmente precisar. Por isso, faz muito sentido a informação de que os Mapas da Apple seriam mais usados que os do Google. E uma pesquisa indica que isso acontece na região das Américas:

Mapas móveis por região

Mas a informação que nos interessa aqui é que, mesmo usando “por inércia” o aplicativo nativo, as pessoas não acham ele ruim o suficiente para procurar outro, como muitos pensam que deveria acontecer. E de fato, precisamos acabar com esta imagem negativa criada há dois anos, pois a solução da Apple evoluiu muito desde então.

É claro que no Brasil ainda faltam algumas funcionalidades existentes em outros países, como a navegação curva-a-curva por voz e os mapas em 3D. Mas em diversas regiões brasileiras, os mapas da Apple são mais precisos que os do concorrente.

No Reino Unido, uma operadora também divulgou uma pesquisa sobre uso dos mapas em celulares usando a rede 3G e 4G. Lá também a solução da Apple é muito mais usada.

Uso dos Mapas nas redes 3G e 4G

Este artigo não tem a intenção de avaliar qual dos mapas é o melhor, mas acabar com o mito de que os da Apple são ruins. Faça você mesmo o teste na sua região e chegue à sua própria conclusão de qual é o melhor para você. Quem sabe não se surpreende? ;)

Botão Voltar ao topo