Notícias

Apple e IBM anunciam acordo histórico em prol do uso do iOS em empresas

Apple + IBM

O site Re/code, também conhecido como ex-AllThingsD, também conhecido como canal da Apple para anunciar notícias importantes acaba de informar ao mundo que a Apple firmou um acordo com ninguém menos do que a IBM para ajudar no desenvolvimento e adoção da plataforma iOS no mercado empresarial. Este é um passo enorme para a Apple, e que tem tudo para alçar o iOS para um patamar quase inimaginável há apenas algumas horas.

Segundo a matéria, o acordo irá “ajudar as companhias a desenvolverem aparelhos móveis e aplicativos específicos para negócios para rodarem neles“. Isto não significa que Apple e IBM lançarão novos aparelhos, mas sim passarão a evoluir e adequar o iOS de modo que as empresas possam contar com as soluções da IBM de forma nativa em iPhones e iPads, que inclusive passarão a ser vendidos pela própria IBM com um contigente de mais de 100.000 profissionais.

O acordo prevê ainda o desenvolvimento de mais de 100 aplicativos focados especificamente no mercado empresarial, relacionados a segurança, análise de dados corporativos e administração dos aparelhos. Se a Apple já se orgulhava de poder dizer que 98% das empresas da Forbes 500 já usavam o iOS, não será nenhuma surpresa se este número subir 1 ou até 2 pontos percentuais. E olha que Craig Federighi já havia dado uma pequena dica de que algo assim estava prestes a acontecer durante a última WWDC, quando ele disse que a Apple estava indo atrás destes outros 2%.

Esta não é a primeira vez que Apple e IBM estiveram juntas na mesma notícia. No ano passado, elas já haviam anunciado um projeto chamado MobileFirst, uma espécie de extensão de um acordo para promover o uso de soluções móveis para empresas. Além disso, no começo dos anos 90, a Apple, a IBM e a Motorola (como as coisas mudam, não?) anunciaram o PowerPC em um esforço conjunto para trazer processadores RISC para os computadores da Maçã. Mas a relação entre as duas empresas nunca foi assim tão pacífica. Além da histórica foto em que Steve Jobs aparece em frente ao escritório da IBM levantando o dedo médio em direção ao logo da empresa, existe também um anúncio antológico que a Apple veiculou em jornais dos Estados Unidos dando boas-vindas à IBM quando esta resolveu entrar no mercado de computadores pessoais.

Jobs x IBM

O anúncio de hoje é gigantesco. Para todos os analistas que há tempos vinham dizendo que as vendas de iPhones e iPads haviam atingido seus ápices e que daqui pra frente as vendas só passariam a cair, a Apple e a IBM mostram que ainda há bastante terreno em jogo, e que as duas empresas pretendem, juntas, abocanhar o bolo inteiro, fatia por fatia.

Botão Voltar ao topo