Curiosidades

Mais características do iOS 8: iBooks nativo, Time-lapse e outras novidades

iOS 8

Serão tantas coisas novas no iOS 8 que precisaremos fazer diversos artigos para mostrar tudo o que mudará no novo sistema do iPhone e iPad. Como nos outros anos, faremos “aperitivos” especiais aprofundando cada função, com todos os seus detalhes. Enquanto não começamos, segue mais algumas coisas que estamos descobrindo na versão de testes do iOS 8.

ATENÇÃO: a versão beta do iOS 8 é apenas para desenvolvedores cadastrados. Não aconselhamos a instalação de arquivos encontrados pela internet pois isso pode comprometer os dados dos usuários, além da versão ainda estar muito instável e apresentar diversas incompatibilidades com aplicativos atuais, como o WhatsApp.

→ Tradução para o português

Neste primeiro beta, muitas coisas ainda não foram traduzidas para o português, algo que deve ser resolvido nas próximas versões.

→ iBooks nativo

O aplicativo iBooks se tornará nativo e será instalado junto com o sistema. Em consequência, não será possível apagá-lo mais.

iBooks nativo

→ Câmera

O aplicativo Câmera recebe algumas novidades. Entre elas, o tão solicitado Timer (que pode ser ajustado para 3 ou 10 segundos) e uma função Time-lapse, para fazer vídeos curtos de grandes períodos de tempo.

Time-lapse

→ Tempo

O Yahoo não será mais o provedor de previsão de tempo no iOS. Quem assume a tarefa será o The Weather Channel, que está no momento demorando mais para apresentar resultados de cidades brasileiras que não são capitais. Vamos torcer para que esta mudança não traga problemas para usuários fora dos Estados Unidos, já que a presença do Yahoo em diversos países é bem maior.

Tempo

→ Uso da bateria

Em versões beta não é possível avaliar com precisão se o consumo da bateria melhorou ou piorou, porque a instabilidade do sistema e a constante comunicação com os servidores da Apple sempre exigem mais do aparelho em sistemas de testes. Porém, a Apple incluirá uma função nos Ajustes que permitirá ver quais aplicativos consumiram mais bateria nas últimas 24h ou 7 dias.

betaiOS8_bateria

→ Scanner de Cartão de Crédito

O iOS 8 permitirá que se inclua o número de um cartão de crédito nas Chaves do iCloud simplesmente tirando uma foto dele, sem precisar digitar.

BDI Card

→ Compartilhamento Familiar

No iOS 8 será possível uma família compartilhar contas da App Store, fotos e vídeos em um álbum especial, compartilhar a localização (parece que o aplicativo Buscar Meus Amigos será integrado ao sistema), ter um calendário familiar e inclusive encontrar os aparelhos da família sem ter que usar a mesma conta iCloud. Detalharemos mais esta função em um artigo especial.

betaiOS8_compartilhamentofamiliar2

Compartilhamento familiar

→ Ícones do sistema

Infelizmente os ícones do sistema não mudaram e nem ficaram parecidos aos belos ícones do OS X Yosemite (quem sabe no iOS 9?), mas pelo menos no menu de compartilhamento, eles sofreram uma leve mudança. Já é alguma coisa.

betaiOS8_icones

→ Fotos

O aplicativo Fotos do iOS 8 ganhará diversas melhorias, permitindo ajustes em imagens, eliminando a necessidade do uso de apps de retoques, como o iPhoto.

betaiOS8_cameraajustes

Será possível também ocultar determinadas fotos dos Momentos, Coleções e Anos.

betaiOS8_cameraocult

→ Ajuste dinâmico de exposição

Será possível ajustar a exposição da imagem no momento de se tirar uma foto, diretamente na tela (imagem Cult of Mac).

→ Contato de emergência

Mesmo com a tela bloqueada por senha, qualquer um poderá fazer uma ligação para o contato de emergência presente no Healthkit.

→ Última localização

Já aconteceu comigo de procurar meu iPhone mas ele não poder ser encontrado porque a bateria acabou. No iOS 8 o sistema informa a última localização dele antes de desligar. Isso pode também ser útil para o proprietário em caso de aparelhos roubados.

betaiOS8_find

Botão Voltar ao topo