Notícias

iOS 8 finalmente permitirá o uso de outros teclados no sistema

Quando lançou o primeiro iPhone (que trouxe diversos conceitos novos na área mobile), a Apple decidiu não ser muito aberta a que outros mudassem certas características de seu sistema móvel, pois como tudo aquilo era novo, ela queria impor um padrão para o usuário “aprender” como funciona e aceitar melhor as novidades. Faz muito sentido, pois se no começo houvesse interfaces muito diferentes no mesmo sistema, isso poderia dificultar a aprendizagem do usuário comum. Hoje, o público já está mais do que acostumado com o mundo mobile e o celular deixou de ser apenas um aparelho que faz ligações e que possuía funções complicadas que muitos não sabiam usar.

Mas a Apple parece não ter acompanhado esta evolução e estava engessada naquela premissa inicial, sem perceber que hoje o usuário já está familiarizado com a interface e quer ter mais opções de acordo com suas necessidades. Felizmente isso começará a mudar no iOS 8, que permitirá que os desenvolvedores usem teclados virtuais diferentes daquele que é padrão do sistema.

O que isso quer dizer? Que no futuro você poderá usar um aplicativo que apresente um teclado diferente daquele que você está acostumado hoje. E os desenvolvedores ficaram tão empolgados que alguns já estão experimentando a novidade, preparando-se para quando o iOS 8 for lançado.

Os criadores de três famosos teclados, Swype, Flesky e SwiftKey já colocaram a mão no código e já estão realizando testes em aplicativos do iOS.

“Este é um momento maravilhoso para os que desejam ser produtivos e usar dispositivos iOS”, disse Joe Braidwood, diretor de marketing da SwiftKey. “Nós acreditamos que construímos um grande produto que deixa mais fácil o ato de digitar em telas sensíveis ao toque, e temos uma grande comunidade de usuários do Android para provar isso. Mal podemos esperar para implementar isso no iOS. Em última análise, isso significa que as pessoas tem mais escolha e estamos muito animados com isso.”

Para entender melhor: o usuário poderá “instalar” no sistema teclados diferentes, para usá-los em seus aplicativos. Isso será possível porque os aplicativos poderão usar funcionalidades de outros, o que é uma grande novidade do iOS 8. Ou seja, basta instalar o aplicativo Swype (quando estiver disponível) e todos os outros aplicativos (adaptados ao iOS 8) poderão usar este teclado. Ainda há uma grande confusão a respeito disso e só saberemos com certeza quando aparecerem apps que usem isso.

Seu amigo que não possui iPhone provavelmente dirá “Isso já tinha no Android“. E é verdade, já tinha, pelo motivo explicado no início deste texto. Isso não foi inventado pelo Google, mas por outros desenvolvedores que encontraram a porta fechada no iOS para implementar suas criações e tiveram que ir para outras plataformas. Felizmente agora a Apple está se mostrando muito mais aberta, o que tornará o iOS um sistema ainda melhor do que ele é. E quem ganha somos nós, usuários. :)

via Re/code

Botão Voltar ao topo