Dicas de iPhone e iPadTutoriais

O que fazer quando os Contatos somem do iPhone ou iPad?

Há algum tempo, diversos leitores nos tem reclamado que seus contatos simplesmente “sumiram” do aparelho de uma hora para outra. Isso acontece em alguns casos, geralmente depois de atualizações do sistema, por culpa de um pequeno bug na sincronização do iCloud.

Veja abaixo como resolver estes casos.


O iCloud trouxe uma facilidade imensa desde que foi lançado: sincronizar nossos contatos com todos os dispositivos, além de nosso Mac.

Você adiciona um endereço no iPhone e PIMBA, ele automaticamente aparece também no seu iPad.

Mas no mundo da informática, nada é perfeito.

Apesar de nós aqui do Blog nunca termos presenciado nenhum problema referente a isso, com muitos esta sincronização falha, parecendo que todos os contatos foram apagados.

Se isso acontecer com você, mantenha a calma, pois provavelmente eles continuam lá na nuvem e só não foram sincronizados com o seu aparelho.

Eis o que fazer caso seus contatos sumam de uma hora para outra, sem explicação:

Passo 1 – Certifique-se que eles ainda estejam no iCloud

Para saber se seus contatos ainda estão guardados na nuvem, você precisará acessar a página do iCloud (iCloud.com) através de um computador.

Entre com sua senha e login (você lembra deles, né?) e clique no ícone dos Contatos. Se eles estiverem todos ali, você pode seguir sem medo para o próximo passo.

Contatos no iCloud

Passo 2 – Restaure a sincronização

Se os contatos continuam na sua conta iCloud, mas desapareceram do aparelho, então o problema é de sincronização.

O melhor a fazer é desligar a conta no iPhone (ou iPad) e ligar novamente, para a sincronização ser restabelecida.

No dispositivo, vá em Ajustes > iCloud e desligue a opção Contatos.  Escolha “Apagar do Meu iPhone” e espere 5 segundos. Depois disso, ligue novamente a mesma opção Contatos.

icloud1icloud2

No aplicativo Contatos, certifique-se que na opção Grupos (botão no topo esquerdo da tela) você selecionou aquele certo.

Passo 3 – Confira onde seus contatos estão sincronizados

Se os dois passos anteriores não funcionaram para você, é possível que você tenha sincronizado seus contatos com outro serviço.

Explico: é comum usuários usarem outros serviços de sincronização, como o Google, Outlook e Yahoo, instalando os respectivos aplicativos e ativando-os nos Ajustes para também sincronizarem os contatos.

Aí, quando trocam de aparelho, acabam não instalando estes aplicativos e com isso não encontram mais os contatos que tinham no aparelho antigo. Isso porque estes contatos nunca foram sincronizaram com o iCloud.

A solução, neste caso, é adicionar a conta do serviço que você usava (Google, Outlook, Yahoo, etc) no aparelho e ativar a sincronização dos contatos no sistema.

Para isso, abra os Ajustes e vá em Senhas e Contas > Adicionar Conta.

Se ao sincronizar a conta, você começar a ver todos os contatos que sumiram, é porque eles estavam mesmo sincronizados com o outro serviço e não com o iCloud.

Não há uma maneira simples e automática de transferir estes contatos para o iCloud e você terá que procurar fazer isso manualmente.

Em um outro artigo, ensinamos como transferir contatos do Google Agenda para a nuvem da Apple:


Este é um problema bem comum entre usuários de iPhone e iPad. Guarde este artigo nos favoritos e compartilhe com amigos e familiares, para que eles não passem por isso. Confira também nossas outras dicas de iOS aqui no BDI.

Botão Voltar ao topo