JailbreakNotícias

Chineses lançam solução pouco confiável para jailbreak do iOS 7.1

Pangu

Uma das notícias que correram a internet no dia de ontem foi o lançamento de uma nova solução de Jailbreak, vinda de um grupo até então desconhecido de hackers chineses. A solução, que recebeu o nome de Pangu, é capaz de realizar jailbreak em aparelhos com iOS 7.1 e 7.1.1. Porém, o fato de ser de um grupo desconhecido nos deixa com um pé atrás quanto à confiabilidade.

E não é para menos. Fazer o jailbreak no aparelho significa tirar toda a proteção que a Apple dá ao sistema, para que se possa instalar diversas funções que não existem nele. Há um grupo de hackers que faz isso há anos (hoje denomidados evad3rs) e que ganharam a confiança da comunidade. Mas quando um grupo desconhecido de chineses apresenta uma solução própria, usando métodos ilegais, é algo que é difícil de confiar.

Este método usa uma solução que tira proveito de um certificado empresarial expirado, o que obriga o usuário a atrasar manualmente a data de seu aparelho. Isto é legalmente questionável, o que é uma das razões do próprio evad3rs não ter feito (eles se preocupam em manter o jailbreak dentro das leis). Além disso, o método também tenta instalar uma loja chinesa de aplicativos piratas, o que por si só nos permite considerá-lo desonesto e desprezível.

Por tudo isso, é mais do que lógico que não recomendamos o uso deste método por nossos leitores. Além de ser suspeito (ainda não conseguiram encontrar nenhum código malicioso nele, mas o risco ainda existe), ele expõe duas “aberturas” que poderiam ser usadas no futuro iOS 8, mas que agora foram desperdiçadas. Quem gosta de usar o jailbreak estava bem usando o 7.0.6 e gostaria muito mais de poder instalá-lo no iOS 8 do que no 7.1. O que estes chineses fizeram foi com o intuito claro de se autopromoverem, não se preocupando muito com a comunidade. Não tem como apoiar uma atitude dessas.

Conforme o iOS vai evoluindo, perde-se cada vez mais o sentido de se realizar o jailbreak, que nasceu da falta de funções no sistema do iPhone. Com o futuro iOS 8 se mostrando mais aberto, os usuários ganham um sistema bem mais funcional, com a segurança e qualidade que a Apple dá. Muitos usuários já desistiram de hackear seus aparelhos, por esta razão.

Botão Voltar ao topo