Notícias

Algumas contas australianas do iCloud foram estranhamente invadidas

iCloud invadido

Por enquanto não é motivo para pânico e só está acontecendo em uma zona geográfica bem limitada. Mesmo assim, é importante fazer o alerta: algumas contas de iCloud foram invadidas recentemente e os “ladrões” estão tentando extorquir dinheiro das vítimas.

Diversos usuários australianos estão denunciando que seus Macs, iPhones e iPads ficaram bloqueados de uma hora para outra, resultado de um bloqueio via iCloud. Na mensagem que aparece, um indivíduo que se denomina Oleg Pliss pede que a vítima deposite dinheiro em uma conta do Paypal para ter seu iCloud de volta.

Ainda não se sabe como ele teve acesso às contas, mas ainda é muito cedo para afirmar que há uma falha de segurança no iCloud. As senhas podem ter sido obtidas através de emails enganadores (phishing) ou outro método de roubo de informações. Há casos em que os usuários usam a mesma senha (e email) do iCloud em outros serviços, como eBay, que recentemente sofreu um ataque que resultou no roubo de milhares de senhas. Por isso é tão importante usar senhas diferentes para cada serviço.

Seja como for, é importante ficar alerta com suas senhas. Em contas com a Verificação em Duas Etapas ativada, não há como haver este tipo de invasão, mas infelizmente está função só está ativa em um limitado número de países. No Brasil, ela até ficou ativa durante algumas semanas, mas a Apple não permite mais que contas brasileiras e portuguesas ativem a função.

Coincidentemente, a segurança do iCloud é o destaque de capa da edição deste mês da nossa Revista iThing. Nela, falamos da importância em configurar boas perguntas de segurança e não esquecê-las, além de escolher senhas seguras e difíceis de serem adivinhadas. Se puder, dê uma lida na edição para aprofundar seus conhecimentos. ;)

Via MacRumors, dica do Edgar

Botão Voltar ao topo