Notícias

Siri poderá ter melhorias em breve com a aquisição da Novauris

Siri aniversário

A função Siri vai completar 3 anos, já saiu da fase beta e até hoje não fala português. E o pior é que nossa língua não parece estar entre as prioridades da Apple, pois a assistente vocal está evoluindo sem incluir o idioma de Camões. Esta semana, veio a tona a notícia da compra pela Maçã de uma empresa especializada em reconhecimento vocal, a Novauris, cuja equipe já estaria trabalhando para melhorar a função Siri.

O grande trunfo da Novauris é algo que nós pedimos há muito tempo: interpretação da fala sem a necessidade de se conectar com a internet. Com a evolução cada vez mais potente dos processadores do iPhone (que agora é compatível até com 64 bits), a lógica é que não seja mais preciso, em um futuro próximo, enviar a voz gravada para os servidores da Apple para que ela seja processada, transformada em texto e ainda colocada em um contexto lógico, para gerar uma resposta. Tudo poderia ser feito diretamente no processador interno do aparelho.

Isso seria ótimo para o uso no carro (com o CarPlay) e até mesmo para o usuário final, que teria muito menos problemas de falha na conexão ao tentar usar a assistente vocal, como acontece hoje.

Muitos leitores acham que isso poderia acelerar a adoção do português, visto que a Novauris já dá suporte ao nosso idioma em seus produtos. Mas a Nuance (que ajudou muito a Apple na implementação da Siri) também dá e até hoje nunca tivemos. Ou seja, isto não seria um indicativo muito forte para uma mudança.

via TechCrunch

Botão Voltar ao topo