Dicas de iPhone e iPadiOS

Ex-funcionário da Apple dá dicas para melhorar a autonomia da bateria do iPhone no iOS 7

Artigos de como melhorar a bateria do iPhone são bem comuns e muito procurados por usuários do iOS e enquanto não lançam uma bateria melhor, este sempre será um problema. Mas um ex-funcionário que trabalhava no Genius Bar da Apple Store fez uma lista de algumas dicas diferentes para evitar o consumo excessivo da bateria no iOS 7.

Antes de tudo, é importante tomar cuidado com “o que é gastar muita bateria”. Há usuários que reclamam dela toda vez que o sistema é atualizado, mesmo antes de dar tempo de fazer testes concretos que permitam chegar a uma conclusão definitiva. Por isso, o ideal é primeiro constatar se há algum problema real realizando um pequeno teste.

1. Testando o consumo da bateria

Você pode perceber rapidamente se possui algum problema com a bateria ao realizar um pequeno teste. Vá em Ajustes > Geral > Uso e confira seu tempo desde a última recarga. Ele é dividido em Uso e Em Espera, que é o tempo que o aparelho foi usado ou deixado no repouso. Pela lógica o tempo Em Espera deve ser muito maior que aquele em Uso, a não ser que você tenha usado o aparelho todo o tempo desde que o desconectou do cabo. Se depois de um tempo sem carregar a bateria, os números forem muito próximos entre Uso e Em Repouso, você tem um real problema de consumo de bateria.

Uso da Bateria

O teste consiste no seguinte: zere estes dados conectando o cabo USB no aparelho e carregando-o completamente. Então desconecte o cabo e deixe o aparelho em repouso, com a tela desligada por exatamente 5 minutos. Depois disso, desbloqueie a tela e volte para os Ajustes > Geral > Uso e confira os tempos registrados. Pela lógica, o correto é marcar 5 minutos em repouso e 0 minutos em uso. Se o tempo de uso estiver marcando mais do que isso, você está com algum problema no consumo da bateria.

Teste de Bateria

2. Configurando os ajustes do Facebook

Muita gente não percebe, mas um grande vilão do consumo rápido de bateria é o aplicativo do Facebook, cujo desenvolvimento nem sempre é feito com o cuidado na otimização do consumo. Uma dica é desligar o serviço de localização e a atualização em 2º plano do Facebook. Para isso, faça o seguinte:

  • Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização e desligue o Facebook.
  • Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desligue o Facebook.

Muitos já conseguem, só com isso, melhorar muito o consumo de bateria. Em alguns casos, a porcentagem da bateria aumenta imediatamente ao desligar estes ajustes.

3. Desabilite a atualização em 2º plano de aplicativos que você não usa

A Atualização em 2º Plano é uma novidade bem legal do iOS 7, mas não precisa estar ativa em todos os aplicativos. Você pode deixar naqueles que você usa e desligar a função naqueles que você não quer que sejam atualizados a todo o momento. Vá no mesmo lugar que você foi antes, Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano, e desligue aqueles apps que você não se importa muito.

4. Pare de fechar os aplicativos na multitarefa

Há um mito da multitarefa: quanto mais aplicativos estiverem abertos ao mesmo tempo no sistema, mais bateria é consumida. Isto é bem verdade em outros sistemas, como o Android, mas no iOS o gerenciamento da multitarefa é diferente. Os aplicativos ficam em um estado “congelado” quando em segundo plano, o que reduz muito o consumo de energia.

Por causa deste mito vindo de outros sistemas, muita gente tem o hábito de fechar sempre os aplicativos que não usa, apertando duas vezes o botão Início e deslizando para cima as janelas. Mas a multitarefa do iOS tem outra vantagem pensada pelos engenheiros da Apple: guardar na memória RAM os dados dos aplicativos, acelerando a retomada deles quando se volta a utilizá-los. Se você fechar completamente um aplicativo que for usar daqui pouco tempo, isso fará com que ele tenha que ser todo recarregado, o que consome mais processamento e, consequentemente, mais energia. Por isso, só feche os apps que você realmente não irá mais usar naquele período, para não fazer o processador trabalhar dobrado.

Mas preste atenção: todo o aplicativo “aberto” em 2º plano continua ocupando memória RAM, mesmo não consumindo tanta bateria. Portanto, a dica é não fechar aqueles aplicativos que você voltará a usar depois de pouco tempo. Em contrapartida, aqueles que você não for usar mais naquele dia (um navegador GPS, por exemplo), pode ser fechado, para não ficar ocupando desnecessariamente memória RAM, que é usada por outros aplicativos.

5. Desabilite as notificações que incomodam você

Outra forma de poupar sua bateria é desabilitar as notificações de aplicativos que não são tão úteis. Vá em Ajustes > Central de Notificações e desligue o que você não precisa.


Se você é daqueles que acha que sua bateria está se consumindo muito rápido desde a última atualização, faça estes ajustes e depois nos conte se resolveram. ;)

via Overthought

Botão Voltar ao topo