2014

Controle por Voz: Como impedir que alguém faça ligações com a tela bloqueada no iPhone

Controle por Voz no iOS 7

O Controle por Voz é uma função bem legal que existe desde o iPhone 3GS e permite darmos comandos de voz ao iPhone, até mesmo em português (leia mais sobre isso aqui). Mas ele tem uma particularidade que pode ser perigosa para os mais desavisados: por padrão, o sistema permite que se faça ligações para os contatos mesmo com a tela bloqueada por senha.

Visto que alguns leitores nos perguntaram sobre isso, vamos ensinar aqui como desabilitar as chamadas quando a tela do aparelho estiver bloqueada.

Até o iOS 7.0.4 o procedimento era bem simples, pois havia uma opção para desligar a função de ligações na tela bloqueada em Ajustes > Geral > Bloqueio por Código (ou Touch ID e Código no caso do iPhone 5s). Mas por alguma razão inexplicável, esta opção não existe mais no iOS 7.1. Como o menu de códigos mudou de lugar no novo sistema, os engenheiros parecem ter esquecido de deixar esta opção.

Mas tem um bug que permite habilitá-la novamente no iOS 7.1. Basta ligar a Siri e a opção aparece, como por mágica. Confira os passos:

– Vá em Ajustes > Geral > Siri e ative a assistente vocal;

Desligar Controle por Voz

– Vá em Ajustes > Código (ou Touch ID e Código no caso do iPhone 5s) e você verá que apareceu a opção “Discar por Voz”. Desabilite-a.

Desligar Controle por Voz

– Desligue novamente a Siri e ajuste o idioma para o Português em Ajustes > Geral > Internacional > Controle por Voz.

Desligar Controle por Voz

Pronto. Ao tentar realizar uma ligação com o Controle por Voz com a tela bloqueada, a ligação não será completada.

Resta aguardar para que a Apple arrume este bug em uma próxima atualização. Não dá para entender como uma função pode desaparecer assim em uma atualização do sistema, como se fosse descuido da equipe de engenheiros.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo