Notícias

Anatel aprova consulta pública sobre faixa de 700MHz da rede 4G

Faixas 4G e TV DigitalImagem: Reprodução – Rede Globo

Mesmo com o pedido do Congresso para que o leilão da faixa 700MHz seja adiado para dar mais tempo de realizar estudos técnicos, a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) deu prosseguimento ao cronograma e realizará no mês de maio 2 consultas públicas sobre a ampliação da rede 4G.

O órgão quer saber a opinião dos cidadãos sobre dois pontos: um é sobre a proposta de edital de licitação para autorização de uso de radiofrequências na faixa de 700 MHz para o 4G móvel. O outro é sobre o regulamento das condições de convivência entre o serviço de radiodifusão de sons e imagens do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e os serviços telecomunicações na faixa de 698 MHz a 806 MHz. A faixa que hoje é ocupada pela TV analógica ficará livre, podendo ser utilizada (ou não) pela rede 4G.

O ponto polêmico discutido atualmente é a questão técnica a faixa usada pela TV Digital ser muito próxima daquela que seria usada pelo 4G, podendo haver interferências que prejudicariam centenas de clientes de ambos os serviços.

Há previsão de três audiências públicas em Brasília, em datas a serem oportunamente divulgadas. Por meio das consultas e das audiências, a Anatel pretende reunir sugestões e comentários dos diversos setores para aperfeiçoar as duas propostas. Qualquer pessoa poderá encaminhar sugestões e participar das audiências. Todas as contribuições serão analisadas e respondidas pela Agência.

A consulta começa no dia 2 e fica aberta por 30 dias. Mais informações no site da Anatel.

Dica do Maximilian J. Kobayashi

Botão Voltar ao topo