Dicas de iPhone e iPad

Como configurar automaticamente um email do Terra no iPhone ou no iPad

Muitos usuários que acabaram de adquirir um novo iPhone ou iPad encontram dificuldades em configurar uma conta de email do Terra em seu aparelho. A configuração realmente é meio complicada, pois cada região do país precisa ser configurada com um parâmetro diferente.

Felizmente o próprio provedor oferece uma solução simplificada para a configuração de sua conta.

O Terra oferece um perfil de configuração que faz todos os ajustes automaticamente, bastando instalá-lo para isso. Siga os passos:

Passo 1:

Acesse pelo seu aparelho o site https://geracfgmail.terra.com.br. Você verá uma espécie de webapp ainda com o visual do iOS 4. É através dele que você vai configurar seu aparelho de forma simplificada.

Configurador do Terra

Passo 2:

Insira seus dados de login. Como a página é do próprio Terra, você não precisa se preocupar. Preencha primeiro seu nome completo, depois seu usuário (sem o @terra.com.br) e sua senha. Escolha entre conexão POP ou IMAP (aconselhamos o POP neste caso). Toque no botão Instalar.

Informações de seu email do Terra

Talvez o Safari peça para salvar a senha do Terra nas Chaves do iCloud. Você pode ignorar isso, se quiser.

Passo 3:

Ele irá pedir para instalar um perfil de configuração. Toque no botão Instalar.

Instalar perfil do Terra

Como o Terra criou um perfil não assinado, ele irá mostrar um aviso por isso. Tudo bem, pois como está vindo do site do próprio Terra, isso nos faz confiar de que é seguro. Toque em Instalar para finalizar o processo. Se pedir alguma senha, introduza a do próprio aparelho (aquela que você usa para desbloquear a tela).

Perfil não assinado

Passo 4:

Você verá que ele vai também instalar um atalho para a versão web do Terra Mail, mas você não precisará usá-lo. Abra o aplicativo Mail e você já verá que sua conta do Terra está configurada, podendo enviar e receber normalmente suas mensagens. :)


Você poderá remover este perfil a hora que quiser, bastando ir em [mark]Ajustes > Geral > Perfis[/mark]. Removendo o perfil, suas configurações do Terra serão apagadas do aparelho.


Este método serve apenas para contas do Terra. Para outros provedores é preciso fazer a configuração normal, via Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Adicionar Conta.

Para mais dicas sobre iPhone e iPad, confira nossa seção especial.

Botão Voltar ao topo