iOS

Como resolver alguns problemas após a instalação do iOS 7.1

iPhone 4 iOS 7.1

A recente atualização para o iOS 7.1 trouxe boas melhorias para a maioria dos usuários, principalmente aqueles que usam o iPhone 4. Porém, para uma pequena parcela esta versão não foi perfeita, apresentando problemas de gasto excessivo de bateria, Touch ID que parou de funcionar e até falha de recepção de sinal da operadora.

Felizmente há alguns procedimentos a fazer para melhorar a experiência de quem vem enfrentando estes problemas. Confira neste artigo.

♦ Bateria gastando mais rápido

A questão da bateria é algo bem delicado, pois para muitos isso é apenas uma questão psicológica. Basta atualizar para qualquer versão que já tem gente reclamando que a bateria piorou, sem fazer testes sérios para comprovar isso. Já outros realmente notaram um gasto bem maior da carga da bateria, de forma quase anormal.

A primeira coisa a se fazer é ver realmente se há um real problema com ela. Confira se todos os aplicativos instalados estão atualizados para a última versão, pois é comum que os desenvolvedores precisem otimizar seus apps para o novo sistema.

Geralmente o gasto excessivo de bateria se deve a uma má configuração das conexões de rede. Muitos resolveram o problema fazendo uma redefinição dos Ajustes de Rede, em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. O único problema é que isso apaga todas as suas senhas registradas de Wi-Fi. Mas a bateria passa a não gastar mais de forma exagerada.

♦ Problemas no Touch ID

Alguns usuários perceberam problemas com o reconhecimento da digital no Touch ID do iPhone 5s. Há três tentativas de solução:

  • #1: Apague todas as impressões digitais cadastradas e adicione-as novamente. Isso ajudou vários usuários.
  • #2: Se a primeira não funcionar, recupere um backup antigo do aparelho.
  • #3: Se ainda não resolver, restaure completamente seu aparelho.

Se nenhuma das soluções acima funcionar, você ou terá que esperar para uma nova atualização vinda da Apple, ou enviar seu aparelho para a assistência técnica autorizada, pois como ainda está na garantia, eles trocarão o aparelho por outro que funcione.

♦ Recepção de sinal telefônico

Há quem tenha percebido uma queda de recepção de sinal após a atualização, ou até mesmo a desativação do Acesso Pessoal em algumas operadoras. Isso é um bug que alguns resolveram da seguinte maneira:

  • Desligue o aparelho dando um hard reset, ou seja, segurando ao mesmo tempo o botão de repouso (aquele na parte superior do aparelho) e o botão de Início (aquele frontal), até aparecer o logo da Maçã na tela. Para muitos, isso resolveu.
  • Se não funcionar, você pode tentar fazer uma redefinição dos Ajustes de Rede, em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede. O único problema é que isso apaga todas as suas senhas registradas de Wi-Fi.

♦ Sinal de localização nunca desliga

Muita gente reparou que a sinal de localização (aquela flechinha na barra superior) não desaparece mais depois da atualização. Isso significa que algum aplicativo está usando intensamente a função de localização, o que pode fazer com que a bateria acabe mais rápido. Muitos sugeriram desligar os serviços de localização, mas não é uma forma muito inteligente de resolver o problema, pois neste caso os aplicativos de GPS passam a não funcionar mais.

O que resolveu temporariamente para alguns foi uma dica dada pelo leitor Rodrigo, que redefiniu seus ajustes de localização:

  • Vá em Ajustes > Geral > Redefinir > Redefinir Localização e Privacidade. Mas isso faz com que aplicativos que medem a atividade motora em segundo plano (no iPhone 5s) como contagem de passos, deixem de funcionar até eles serem abertos novamente.

♦ Aplicativos que fecham do nada

Vários leitores reclamaram que aplicativos como o Facebook ou Instagram deixaram de funcionar depois da atualização. Isso aconteceu com um número baixo de usuários, mas pode ser relativo à atualização. O ideal nestes casos é fazer o seguinte:

  • Primeiro procure atualizar todos os aplicativos para a última versão. Muitas vezes os aplicativos apresentam incompatibilidades com o novo sistema e os desenvolvedores os atualizam rapidamente para resolver os problemas.
  • Se ainda alguns continuarem fechando do nada, tente dar um hard reset, segurando ao mesmo tempo o botão de repouso (aquele na parte superior do aparelho) e o botão de Início (aquele frontal), até aparecer o logo da Maçã na tela. Para muitos, isso é o suficiente para não dar mais problemas.

Estas são algumas dicas para resolver problemas mais simples ocasionados pela mudança de sistema. Se nenhum deles resolver seu caso, talvez seja prudente fazer uma visita à sua operadora ou a uma assistência técnica autorizada, para avaliar o caso mais profundamente.

Botão Voltar ao topo