Notícias

Blackberry, Nokia e Samsung adorariam vender tantos smartphones quanto o iPhone 5c

iPhone 5c

Talvez modelo 5c seja o iPhone mais polêmico da Apple até hoje. Enquanto alguns adoraram e curtiram tanto as cores quanto o acabamento de qualidade em um plástico resistente, outros já acham que foi um tiro no pé da empresa ao lançar um novo aparelho com o hardware de 2012, por um preço não tão baixo.

É bem verdade que o próprio Tim Cook admitiu que o 5c não atingiu as altas expectativas da empresa, mas o engraçado é que os concorrentes não conseguem nem alcançar os “números ruins” da Apple: o iPhone 5c, mesmo não vendendo bem, vendeu mais aparelhos que os mais populares smartphones da BlackBerry, Nokia e Samsung.

O iPhone 5s foi um sucesso de vendas desde que foi lançado, em setembro de 2013, sendo o smartphone mais vendido dos Estados Unidos. O modelo 5c, apesar de não vender tanto quanto, sempre veio logo atrás, sendo um dos mais vendidos. E como bem destaca o site AppleInsider, ele vendeu mais no último trimestre que os mais populares smartphones do mercado.

No trimestre das festas de final de ano (época de maiores vendas), foram vendidos 51 milhões de iPhones. Apesar da empresa não separar este número por modelos, diversas fontes estimam que foram cerca de 13 milhões de iPhones 5c vendidos. Se este número é considerado um fracasso, o que dizer do Galaxy S4 que vendeu 9 milhões de unidades no mesmo período? Todos os aparelhos com Windows Phones da Nokia venderam 8,2 milhões de unidades, enquanto todos os Blackberrys combinados não passaram de 6 milhões. Ora, se 13 milhões é considerado um fracasso, o que dizer dos aparelhos da concorrência?

Revista iThing

Claro que o iPhone 5c não é o melhor smartphone do mercado e a diferença de preço para quem compra nos Estados Unidos ou Europa faz com que valha a pena gastar um pouco mais em um iPhone 5s, mais moderno, com Touch ID e chip A7 de 64 bits. Ele poderia fazer muito mais sentido se fosse um pouco mais acessível economicamente, o que o faria ter um número muito maior de vendas, principalmente em mercados emergentes. Mas o que ninguém pode acusá-lo é de “fracasso comercial“, principalmente se analisarmos os números de modelos concorrentes, geralmente até mais baratos.

Leia também: Saiba tudo sobre o iPhone 5c

Botão Voltar ao topo