iOSNotícias

Adoção do iOS 7 já é de 85%, segundo a Apple

iOS 7 - iPhone 5c

A Apple atualizou hoje sua página de suporte para desenvolvedores, com uma informação interessante: 85% dos usuários de iOS já atualizaram para a versão 7, enquanto 12% permanecem na versão 6 do iOS, e 3% em outras versões (provavelmente aparelhos antigos, como o iPad 1 e o iPhone 3G/2G).

As adoções dos sistemas da Apple sempre foram altas, principalmente se comparadas a outros sistemas. O último sistema do Google por exemplo, o Android 4.4 KitKat, não passa de 2,5% de adoção entre os usuários, mesmo tendo sido lançado antes do iOS 7. Claro que o mercado fragmentado do robozinho verde (e o domínio de diferentes fabricantes sobre o sistema) influenciam neste número pequeno e dificulta a vida dos desenvolvedores da plataforma.

Adoção iOS 7

Mas por que é tão alto esta taxa com a Apple? Uma explicação talvez seja a facilidade de atualização, podendo ser feita diretamente no aparelho sem a necessidade de um computador. Nenhum usuário é obrigado a fazer, se não quiser, mas depois de feita, não é possível voltar atrás na versão do sistema. Este jeito meio “forçado” de fazer o usuário não voltar ajuda muito os desenvolvedores a uniformizarem seus aplicativos, permitindo que seus usuários usem o máximo das melhorias e novidades oferecidos por um iOS mais atual.

A Apple também deixou de aceitar aplicativos na App Store que não usem o SDK do iOS 7, o que faz muitos apps não serem mais atualizados para versões anteriores. Isto também “estimula” o usuário a atualizar.

Mas seja como for, isso tudo já é bem diferente do tempo antes do iPhone, em que se comprava um celular e ele nunca mais era atualizado, precisando comprar outro caso o proprietário quisesse outras novas funções. É difícil imaginar como seria hoje o iPhone 4 ainda com o iOS 4 (sistema com o qual ele foi lançado), sem todas as novidades que vieram durante estes anos. A Apple criou uma cultura de atualização dos nossos aparelhos, que felizmente virou padrão no mercado. Hoje, mesmo tendo um celular lançado 4 anos atrás, podemos ter nele várias novas funções que eram inexistentes na época.

Botão Voltar ao topo