RumoresSaúde

Rumor: futuro iOS 8 poderá fazer seu iPhone cuidar da sua atividade física

O iPhone 5s trouxe uma novidade que ajudou os aplicativos destinados a atividades físicas: o coprocessador M7, capaz de processar movimentos do aparelho como, por exemplo, passos do usuário. Porém rumores indicam que a Apple tem planos maiores para este tipo de monitoramento na próxima grande atualização do sistema.





Segundo fontes do sempre bem informado 9to5mac, a Apple pretende fazer com que o futuro iOS 8 (esperado para setembro) tenha um grande papel no monitoramento de saúde do usuário.

Várias pistas apontam para isso. Uma delas foi uma reunião misteriosa da Apple com a F.D.A., o órgão regulador de saúde dos Estados Unidos (equivalente à Anvisa no Brasil), que aconteceu em dezembro. A pauta desta reunião não foi divulgada, mas com certeza a empresa precisaria de uma autorização do órgão caso transformasse o iPhone ou qualquer de seus produtos e aplicativos em instrumentos de monitoramento de saúde.

bits-applefda-tmagArticle

Junte a isso os rumores sobre um novo produto da Apple para colocar no pulso (conhecido com o codinome de iWatch), que poderia servir para registrar os batimentos cardíacos ou, quem sabe, a pressão arterial.

Tudo isso, ainda segundo as fontes do site americano, seria organizado por um aplicativo nativo do sistema, o Healthbook, que registraria todos os dados de saúde do usuário, como idade, peso, tipo sanguíneo, pressão arterial, doenças conhecidas, e várias outras informações do tipo, além do registro de atividades físicas.

Este tipo de monitoramento já é feito hoje em dia por diversos aplicativos da App Store. Um dos mais conhecidos, o RunKeeper, já é capaz de registrar a distância percorrida em caminhadas ou corridas, além de contar os passos e até monitorar a frequência cardíaca com a ajuda de um acessório externo.

Tim Cook já demonstrou interesse em acessórios “que se vestem”, e é bem possível que a Apple esteja mesmo planejando investir nesta área, fazendo que seus produtos colaborem com a saúde dos usuários.

Mas tudo isso não deve chegar ao mercado antes da segunda metade do ano. Por isso, só nos resta ter paciência e esperar.

Botão Voltar ao topo