Aplicativos

Desenvolvedor de ‘Flappy Bird’ quer retirar o jogo da App Store

Flappy Bird

Flappy Bird é provavelmente o jogo mais frustrante que já apareceu na App Store. Ele é extremamente simplista, com gráficos dos anos 90 (muito inspirado, inclusive, no Super Mario World), mas difícil de jogar. Eu mesmo nunca consegui passar do quinto cano (eu sei, sou ruim). Mas ele virou um empolgante caso de estudo, ao ser super valorizado pela mídia por ter ganhado os primeiros lugares dos aplicativos grátis mais baixados da loja, em vários países (inclusive o Brasil). Assim, do nada.

E para deixar a história ainda mais rica, o seu desenvolvedor anunciou neste sábado, em sua conta do Twitter, que irá retirar o jogo da App Store neste domingo.

flappy tweet

Mas por que ele faria uma loucura dessas? Ele conseguiu, sem nenhum esforço, uma coisa que todos os desenvolvedores no mundo inteiro sonham: ser o primeiro no ranking da App Store. E toda a mídia feita por isso o faz permanecer cada vez mais tempo no topo.

E não é só isso: o download do aplicativo é gratuito e não há compras internas, mas ele gera uma renda de 50 mil dólares por dia (!!!) apenas com banners publicitários.

Ora bolas! Por que jogar tudo isso no lixo, de uma hora para outra?

Segundo o desenvolvedor do jogo, o vietnamita Dong Nguyen, a situação cresceu de uma maneira que ele não aguenta mais.

Eu posso dizer que “Flappy Bird” foi uma vitória minha. Mas ele também arruinou minha vida simples. Então passei a odiá-lo.

Há também quem desconfie que há algo de errado nesta história toda. Segundo o jornal britânico The Telegraph, este sucesso todo é bom demais para ser verdade. O jogo foi lançado em maio de 2013, mas só estourou nos primeiros lugares do ranking a partir da metade de janeiro deste ano. Foi tudo muito repentino e rápido, despertando a desconfiança de que tenha-se usado bots e contas falsas da App Store para elevar a posição na lista dos mais baixados. Se isso for verdade, é algo sério que a Apple precisa ficar de olho, pois pode comprometer todo o seu sistema de rankings, principalmente se outros desenvolvedores asiáticos resolverem apelar para o mesmo método.

Será que ele quer se retirar dos holofotes para não ser descoberto ou o desenvolvedor está simplesmente buscando um pouco de paz em sua vida particular? Ou ainda, será que tudo isso não seria uma maneira de promover ainda mais o jogo?

Seja como for, abaixo você encontra o link do jogo. Cabe a você decidir se baixa ou não, pois pode ser a última oportunidade.

Flappy Bird
iPhone | iPod touch | iPad
QRcode

Grátis

Botão Voltar ao topo