Enquetes

Confira o resultado da nossa pesquisa ’12 Dias de Presentes’

12 dias

Pelo segundo ano seguido, a Apple incluiu o Brasil na sua promoção mundial 12 Dias de Presentes após o Natal, em que ela disponibiliza aplicativos, músicas, filmes e livros de graça durante 24h.

O Blog do iPhone fez uma pesquisa com seus leitores logo após o encerramento, para tirar uma temperatura do que os usuários gostaram. Quase 5 mil de vocês responderam e o resultado disso você verá agora.

Como já prevíamos há exatamente um mês, no dia 10 de dezembro, haveria certamente aqueles que ficariam de #mimimi, reclamando dos presentes. E isso tem uma explicação psicológica: algumas pessoas criaram expectativas exageradas com a promoção, esperando presentes caros e com recorde de vendas, como aplicativo TomTom, o Camera+ ou uma assinatura anual da Revista iThing. E aí, quando os presentes não eram aquilo que eles esperavam, eles reclamavam.

A imaturidade foi tanta que alguns “vândalos digitais” (não me vem outro termo para definir alguns usuários que só querem destruir o trabalho dos outros) entupiram as avaliações do ótimo aplicativo Toca House de reclamações negativas com uma estrela, atacando a Apple e a promoção. Meses de trabalho dos desenvolvedores, que sempre foram bem avaliados, foram por água abaixo em poucas horas, por causa de usuários imaturos que não sabem nem usar o espaço de avaliações (muito deles nem chegaram a usar o aplicativo) e não souberam separar a promoção do aplicativo. Gente assim, que só quer destruir, não merece respeito.

A intenção da Apple nunca foi dar presentes caros para ninguém. Ela nunca prometeu isso. A ideia é simplesmente fazer um agrado aos seus usuários, disponibilizando alguns produtos simples temporariamente de graça em uma época de festa. É claro que podemos não gostar destes “presentes”, afinal, é impossível agradar a todos neste Brasil enorme (alguns reclamaram que só tinha coisa para criança, enquanto outros disseram que Rolling Stones era velho demais). Mas xingar quem faz a promoção e chamar de “lixo” só porque não teve nenhum presente do seu agrado não é nada construtivo e não leva a lugar nenhum. Além da mensagem subliminar bem arrogante “só o que eu gosto é o que é bom“.

Nós não queremos que a Apple desista de continuar fazendo esta promoção no Brasil e, diferentemente de quem só reclama, elaboramos uma maneira de avaliar os presentes, dizer o que não gostamos para, nos próximos anos, eles virem melhores.

Para separar o joio do trigo, resolvemos fazer uma enquete com nossos leitores. Afinal, a tendência é os que falam mal aparecerem bem mais dos que falam bem, mesmo sendo em menor número. Quem não gosta de algo sempre reclama, enquanto que quem gosta nem sempre se manifesta. Então, para não ficarmos com uma impressão geral falsa por causa da aparente unanimidade das reclamações, fizemos uma pesquisa em que todos (quem gostou ou quem não gostou) podem se manifestar. E a tendência realmente foi diferente do que os comentários davam a entender.

Na pergunta “Qual o presente oferecido nesta edição que você mais gostou“, os 3 primeiros lugares não foram grandes surpresas. O público elegeu o aplicativo Rayman Jungle Run como o preferido, seguido do jogo Tiny Thief. O single dos Rollings Stones veio em terceiro lugar.

Mais apreciados

A surpresa veio para o 4º mais votado, o filme “Sessão da TardeEsqueceram de Mim, prova de que os comentários negativos não foram uma boa referência da realidade.

Já na pergunta para avaliar a taxa de rejeição, temos uma campeã disparada: Anitta, com 38% dos votos. Ela consegue ser a artista que mais vendeu músicas em 2013 na iTunes Store brasileira, mas é a mais odiada pelos leitores do Blog. Isto pode ser uma dica à equipe nacional dos editores da Apple de que a fatia do público que é formadora de opinião (os usuários não casuais que procuram na internet melhores formas de usar seus dispositivos) não tem um gosto tão popular assim.

Mais odiados

Lá atrás, em segundo lugar dos mais odiados, vem Paula Fernandes, com 11% dos votos.

Também perguntamos que nota os leitores dariam para a promoção ’12 Dias de Presentes’ e é aí que a gente pode realmente avaliar o quanto ela agradou ou não. Ao eliminarmos os ranzinzas que só reclamam de forma destrutiva (ao não colocarmos a opção ‘Não gostei de nenhum presente’), demos oportunidade aos legítimos usuários que não gostaram, mas quiseram colaborar de forma construtiva para a pesquisa. Mesmo quem não curtiu nenhum presente, pode dizer o que “menos odiou” na pesquisa e no final dar uma nota ZERO para ela, contribuindo assim de forma participativa. Muitos fizeram isso e damos nossos parabéns aos que foram inteligentes o bastante para colaborarem conosco. :)

Notas da promoção

A maioria dos participantes deu nota 3 ou 5. Em segundo lugar, ficou a nota 6 e em terceiro 7. Podemos concluir que a aprovação geral dos presentes foi mediana, com muitos dando uma nota intermediária para a promoção.

Há muito o que melhorar? Sem dúvida, mas temos certeza que com o tempo isso irá acontecer. Esta pesquisa tem a intenção de dar um pequeno feedback aos editores brasileiros, para eles entenderem melhor seu público e se prepararem para as próximas edições. Muitos usuários ficam tímidos em dizer que gostaram de algum presente quando os comentários são recheados de gente ridicularizando tudo o que é proposto. É por isso que fizemos esta pesquisa, pois 5 mil vozes representam muito mais a realidade do que 100 comentários em um artigo. ;)

Para finalizar, propomos outra pesquisa divertida. Abaixo, você vê uma comparação visual entre os presentes deste ano e os do ano passado. Escolha qual o que você prefere simplesmente tocando no preferido. Vamos analisar se a promoção melhorou ou piorou, segundo nossos leitores. ;)

Botão Voltar ao topo