Reviews

[review] Controlador de jogos para iPhone e iPod, da Logitech

Logitech PowerShell

Por Gustavo Neves

Depois que a Apple disponibilizou uma nova engine de controladores de jogos no SDK do iOS 7, ficou muito mais fácil desenvolvedores e fabricantes criarem controles externos para iPhones, iPods e iPads, compatíveis com jogos do iOS. Seguindo este padrão, a Logitech lançou em novembro o seu primeiro acessório compatível com o iOS 7, chamado G Powershell (comentamos já sobre ele aqui no blog). Eu já recebi o meu e comentarei agora minhas primeiras impressões sobre este novo brinquedinho.

Logitech PowerShell Game Controller

Para usar o controle, é tudo muito fácil e automático. Não houve necessidade de fazer qualquer configuração ou alteração nas configurações. Encaixa-se o iPhone, inicia-se o jogo e pronto!

Logitech PowerShell Game Controller

O dispositivo é compatível com o iPhones 5s, 5c, 5 e iPod touch de quinta geração. Como se vê nas fotos, eu testei o acessório com o iPhone 5s.

Logitech PowerShell Game Controller

Diferentemente da solução da MOGA, o Logitech PowerShell não funciona com conexão bluetooth, apenas pelo conector Lightning. A explicação oficial da empresa é que conexões bluetooth são instáveis e caem a todo o momento, prejudicando a experiência de jogo. Com a conexão direta, não há este problema, ao mesmo tempo que a bateria do iPhone é recarregada (por causa da bateria interna do controlador).

O conteúdo chegou numa bonita caixa. O controlador vem acompanhado de um mini manual multi-idiomas, inclusive com o português do Brasil, porém, com uma pobre (e ao mesmo tempo engraçada) tradução. Por exemplo, o conector Lightning é chamado de “conector iluminado” e por aí vai. Mas é legal da parte da Logitech ter nos incluído nisso. Sinal que o mercado Brasileiro está sendo considerado pela empresa.

Logitech PowerShell Game Controller

No pacote, também vem um pequeno certificado de garantia e instruções de segurança e meio-ambiente, que conta com linguagem em português do Brasil da mesma forma.

Além disso, acompanha um cabo carregador da bateria interna do controlador com conexão padrão mini USB e adaptador/prolongador de plugue P2 pra conectar o fone de ouvido padrão e não atrapalhar quem estiver ao redor. Inclusive esse é apontado como diferencial do dispositivo da Logitech em relação aos concorrentes até o momento. Porém, nada que um bom fone de ouvido bluetooth não substitua bem. O pacote ainda conta com um adaptador pra encaixar o iPod touch, também no padrão de cor azul do set do controlador.

Logitech PowerShell Game Controller

Ele pesa 120 gramas, tem 200mm de comprimento, 63mm de largura e possui uma altura de 21mm.

Logitech PowerShell Game ControllerUm coisa que me intrigou e não consegui até o momento desvendar, foi o porque da Logitech ter incluído duas pequenas peças circulares que vieram presas com fitas adesivas no holder de plástico do controller. Até o momento não consegui encontrar nem na web nem no manual a serventia do que me parece ser um sobressalente de alguma coisa!? Logo mais se continuar sem uma pista, ligarei pra Logitech pra tentar descobrir.

Agora falando sobre o design: os botões analógicos bem definidos e com as letras em cores diferentes são bonitos; o controle direcional analógico (D-pad) de oito direções também é bem interessante. No verso do controle, existe o logotipo G que acende também em luz azul durante o carregamento. A experiência de segurar o controle e acessar com os dedos todos os 7 botões é muito boa.

A jogabilidade é excelente e tornou o jogo mais agradável e mais fácil de controlar, indicando que a calibragem entre jogo/controlador é muito boa. O acessório também conta com uma moldura para incluir uma correia de pulso (que não está incluída no pacote).

Como foi dito no outro artigo, O preço dele é US$99,99 e pode ser adquirido no mercado norte-americano.

Concluo aqui neste rápido review exclusivo para o Blog do iPhone que, apesar do pouco tempo de teste, a experiência de jogo foi muito agradável. O controlador é ergonomicamente correto e não cansa as mãos; pelo menos foi a experiência que tive jogando Asphalt 8 por duas horas com ele.

O leitor Gustavo Neves (@Gustasn0w) colaborou com sua experiência para o Blog. Se você quiser também compartilhar com outros as suas e ver seu texto publicado aqui, envie-o para nós. ;)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo