Tutoriais

Como dar um aplicativo, livro ou música de presente para quem tem iPhone, iPod ou iPad

Época de festas e você não sabe o que dar para o seu parente ou amigo que possui um iPhone, iPod touch ou iPad? Talvez sua melhor opção para deixar ele (ou ela) bem feliz, gastando pouco, é presentear com um aplicativo da App Store. Por isso mesmo, mostramos aqui como fazer para facilmente presentear quem você quiser. E a mesma dica também serve para músicas e livros da iTunes Store. ;)

Conta na App Store com cartão de crédito

Ok, você quer fazer uma surpresa para alguém e presentear um aplicativo, mas para isso, você precisa obrigatoriamente ter uma conta na App Store brasileira, com um cartão de crédito registrado. Por causa dos preços em dólar, ele precisa ser habilitado para compras no exterior, por isso, se não for o seu caso, entre em contato com seu banco ou administradora do cartão.

Se você não tem ainda uma conta da Apple, aprenda a fazer facilmente uma neste link.

Se você tem conta em outro país e tem créditos adquiridos com gift cards, saiba que não é possível presentear aplicativos e músicas com estes créditos, apenas com cartão de crédito. A Apple fez isso depois que chineses começaram a clonar gift cards, há alguns anos.

A iTunes Store brasileira ainda não oferece cartões presente, nem créditos com valores específicos. Por isso, é preciso comprar individualmente o aplicativo e enviar para a pessoa um código promocional que permitirá que ela o baixe na loja.

Comprando e enviando o presente

Certo, agora que você já tem a conta, basta escolher o aplicativo, livro ou música que quer presentear. Você pode fazer isso no seu computador (Windows ou Mac) ou direto no seu iPhone, iPod touch ou iPad, caso tenha um. Explicaremos abaixo as duas maneiras. Lembrando que não é possivel presentear aplicativos gratuitos, somente os pagos.

✧ Presenteando pelo computador

Para comprar o presente de um computador, você precisa ter instalado o programa iTunes (se não tiver, instale-o gratuitamente aqui). Abra-o e clique no botão iTunes Store no canto superior direito da janela. Você então visualizará a loja da Apple, com um menu superior, em que você selecionará a App Store.

Procure o aplicativo que você quer presentear (se não sabe qual, temos algumas sugestões aqui). Abra a página dele e repare que no botão de compra, existe uma discreta seta de menu. Clique nela e você verá a opção Presentear App (ou Álbum, se for o caso de uma música).

Neste momento, uma janela aparece para você informar o email para onde enviar o presente (da pessoa que vai receber) e o nome do remetente (o seu). Há também um espaço para você escrever alguma mensagem, caso queira.

Enviando o presente

Você também verá a opção de enviar o código-presente imediatamente ou em uma data específica (no prazo de 90 dias). Assim, você pode programar, por exemplo, que ele seja enviado no aniversário de alguém.

✧ Presenteando pelo iPhone, iPod ou iPad

Você não está no computador e quer presentear direto do seu iPhone, iPod touch ou iPad? Não tem problema, é possível. :)

Primeiro de tudo, abra no seu aparelho o aplicativo da App Store (se você quiser presentear um aplicativo), da iTunes Store (se quiser presentear uma música) ou o iBooks (se quiser presentear um livro).

Lojas da Apple

Em nosso exemplo, mostraremos como presentear um app, mas a dica vale para músicas e livros também. ;)

Abra a App Store e procure o aplicativo que você quer presentear (no fim deste artigo, listamos algumas sugestões). No canto superior direito da página do app, toque no botão com a flecha (ele existe tanto no iPhone quanto no iPad).

Presenteando um app

Presenteando um app

Um menu então aparece, com o botão Presentear. Toque nele e você verá a tela abaixo, em que preencherá o email para onde o código será enviado, além de seus dados e uma mensagem, se assim desejar. Também é possível mandar o código imediatamente ou escolher uma data para o envio (aniversário ou dia comemorativo, por exemplo), dentro do prazo de 90 dias.

Enviando o presente

Como explicamos acima, o email deixa claro que o presente só é resgatável na loja do mesmo país em que ele foi comprado.

A confirmação vem em forma de recibo, para você conferir todos os detalhes antes do seu cartão ser debitado.

Confirmação

Ao confirmar, o aplicativo envia o código por email para a pessoa desejada.

✧ Como usar o código promocional

A pessoa irá receber o presente através de um email, que conterá o código embutido em um botão. Para resgatar o presente, basta clicá-lo que o iTunes ou a App Store fazem o resto.

Recebendo o presente

Clicando em “Resgatar agora“, a App Store é aberta e pede a senha da conta, para poder começar o download.  É preciso que a pessoa que receberá o presente tenha uma conta da Apple no país onde ele foi comprado. Se você comprar no Brasil, o código só podera ser usado com uma conta brasileira. Veja mais detalhes aqui.

Se a pessoa abrir o email em um computador, ela também precisará ter o programa iTunes instalado. Mas visto que ela já possui um iPhone ou iPad, é bem provável que isso não seja um problema.

Pronto! Agora você já sabe como dar um belo presente para quem usa um dispositivo da Apple. Neste final de ano, faremos alguns artigos com dicas de promoções de apps, o que pode se transformar em algumas sugestões para ajudar você a escolher bons presentes. Por isso, fique ligado aqui no blog. ;)

Botão Voltar ao topo