Notícias

TomTom oferecerá serviço de trânsito em tempo real para cidades do Brasil

TomTom Trafic

A TomTom lançou nesta terça, em São Paulo, seu popular serviço de informações em tempo real da intensidade do trânsito nas cidades brasileiras. Mas apesar dele já estar em funcionamento internamente, ainda não estará acessível ao consumidor, coisa que deve acontecer apenas em 2014. Porém, a notícia é ótima para os usuários dos Mapas da Apple, a qual a empresa tem parceria desde 2012.

O TomTom Traffic é um serviço que já está disponível há algum tempo nos aplicativos da TomTom dos Estados Unidos e Europa e em breve deverá chegar também para mapas no Brasil e América Latina. Ele é pago (uma assinatura mensal ou anual através de compras internas — in-app purchases) e é capaz de traçar a rota de um ponto a outro na cidade, baseando-se do tráfego naquele momento. Se ele melhorar, o aplicativo refaz o trajeto enquanto você estiver dirigindo, para que você economize ainda mais tempo.

Assinatura TomTom Traffic

Ok, mas então ele faz exatamente o que o aplicativo Waze faz, certo? Mais ou menos. Por ser gratuito, o Waze é limitado ao propor poucas rotas. Já o TomTom Traffic (segundo os diretores da empresa) propõe uma dezena de alternativas, que podem ser atualizadas em tempo real caso algum acidente aconteça no percurso escolhido ou se algum engarrafamento deixar de existir depois de alguns minutos. O serviço foi feito para ser a companhia perfeita do motorista em cidades grandes, que sofrem com o problema do trânsito.

Esta questão nós colocamos para eles: como competir com o Waze, que é muito popular no Brasil e ainda por cima, de graça? Nos responderam que eles ganham na qualidade das informações, que são mais precisas e dinâmicas. Mesmo com essa resposta, ainda acreditamos que será difícil vender este benefício para o consumidor brasileiro, que dá sempre prioridade ao que é gratuito e, bem ou mal, funciona.

A TomTom nos mostrou esta manhã os dados que ela já coleta diariamente do trânsito de São Paulo, e é surpreendente a quantidade de fontes que ela tem para deixar estes dados precisos em tempo real. Ela diz que no Brasil possui basicamente duas fontes de informação do tráfego em tempo real: carros rastreadores de empresas parceiras da TomTom e dados enviados através de smartphones (com o consentimento do usuário, com transmissão anônima). Mas isso nos deixou curiosos: ainda não é muito grande o número de usuários do aplicativo TomTom no Brasil, não a ponto de criar toda uma rede de informação sobre tráfego em tempo real. Como isso é feito?

Perguntamos a Ralf-Peter Schäfer, chefe de tráfego global da TomTom, se a parceria que a empresa fez com a Apple em 2012 tinha ajudado em alguma forma essa obtenção de dados. Schäfer nos respondeu que não pode revelar nenhum detalhe do acordo com a Apple (o que é normal em se tratando da Maçã). Mas pela lógica, a Apple deve provavelmente compartilhar com a empresa os dados que ela mesma coleta dos usuários de iPhone, o que permitiu que ela finalmente propusesse para o Brasil o novo serviço. Ou seja, cada usuário de iPhone pode ser um potencial informante de dados do trânsito, apenas por usar seu aparelho enquanto dirige. Claro, isso é somente uma teoria nossa, pois a TomTom não nos confirmou (e nem desmentiu) isso.

Isso seria uma ótima notícia. A parceria TomTom/Apple é uma via de mão dupla: assim como a empresa holandesa se beneficia das informações que a Apple passa para ela, em contrapartida os mapas nativos do iOS poderão ganhar, em breve, um serviço de trânsito incorporado ao sistema, para facilitar ainda mais a vida dos usuários. Isso já existe nos Mapas da Apple em outros países, mas no Brasil ainda não somos cobertos.

Perguntamos quando a novidade chegará aos usuários do aplicativo para iOS e eles nos responderam que no início de 2014. Até lá, o serviço estará disponível apenas para empresas e governos que precisarem de dados de trânsito em tempo real para realizarem projetos ou otimizarem seus negócios.

Informaremos aqui no blog assim que esta novidade chegar.

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo