Notícias

iPhone 5c: Tudo sobre o novo aparelho

iPhone 5c

Quase todos os rumores estavam certos, até os mais estranhos. A embalagem de plástico cuja foto parecia montagem, ou as cores berrantes na linha de produção que lembravam produtos falsificados. Tudo isso era verdade e foi confirmado pela Apple em seu evento especial de setembro.

Porém, os mesmos rumores erraram (e feio) em apenas um ponto: a Apple nunca pensou em lançar um modelo econômico, de menor qualidade e baixo custo. De fato, seu objetivo nunca foi baratear seu celular, mas atrair o público do iPod touch, um aparelho que sempre foi conhecido como um “iPhone que não faz ligações”. Ela poderia ter deixado claro isso criando um iPod touch com conexão 3G, mas optou por unificar a marca e deixar todos os seus telefones com o mesmo nome. As cores e o comercial do aparelho deixam claro o público que ela quer atingir, o que talvez explique a pouca atenção que a empresa está dando à linha iPod.

O fim do iPhone 5

O iPhone 5c tem exatamente as mesmas especificações internas do modelo da geração passada, só muda a parte exterior que agora é em plástico colorido. Ele vem substituir completamente o iPhone 5, que desaparece do mercado logo após o lançamento dos novos modelos.

O que vem na caixa

Dentro da caixa vem os acessórios tradicionais de sempre: um cabo Lightning/USB, um adaptador de tomada, fones de ouvido EarPods, ferramenta de extração de cartão SIM, folhetos técnicos e os clássicos adesivos da Maçã.

unboxing 5c
Nesta foto, o adaptador de tomada é no formato norte-americano. A caixa do modelo brasileiro é mais alta.

iPhone 5c

Cores

Com a traseira de policarbonato (uma forma mais bonita de chamar o plástico), os novos modelos são ultra-coloridos, dando um aspecto bem mais jovial e alegre aos iPhones. Voltado ao público mais jovem e possivelmente ao mercado asiático, o novo iPhone 5c vem quebrar um paradigma da empresa, que sempre preferiu a sobriedade estética do design. A Apple jura de pé junto que escolheu o plástico porque era a única maneira de obter essas cores vivas e brilhantes, coisa que não dá para fazer com o alumínio. Os iPods touch são coloridos, mas a cor é opaca.

Capas iPhone 5C

Capinhas

A Apple também resolveu lançar capinhas especiais para o novo modelo, feitas de microfibra e silicone. Elas possuem praticamente todas as cores dos aparelhos, mas com círculos vazados na traseira. No conceito de Jony Ive, vice-presidente de design da companhia, o contraste de cores causa um efeito que permite ao usuário deixar o seu aparelho de acordo com sua personalidade. É o toque pessoal do usuário.

Por isso mesmo, ela sugere que se compre uma cor de capa diferente daquela do aparelho, para que se faça o contraste.

iPhone 5c

Porém, muitos questionaram esta escolha artística, pois os furos traseiros também permitem a entrada de poeira e sujeira na parte de trás, o que pode eventualmente arranhar o plástico com o tempo.

Outro ponto negativo que se levantou foi a falta de atenção aos detalhes, coisa que nunca passaria aos olhos de Steve Jobs: a impressão traseira escrita “iPhone” é tapada e a palavra cortada, aparecendo apenas um “hon” no orifício. Óbvio que é um detalhe puramente estético, mas é o tipo de coisa que não estávamos acostumados a ver na Apple.

Bateria

Mas nem tudo no 5c é igual ao iPhone 5. A bateria está maior, o que pode significar um aumento na autonomia de uns 5%, 10%. O aparelho também está mais pesado em 20 gramas e seu tamanho aumentou um pouquinho. O irônico é que o peso era um dos diferenciais da geração passada.

Conexão 4G LTE no Brasil

Pela primeira vez, a Apple disponibiliza aparelhos compatíveis com a rede LTE banda 7 (frequência 2600 MHz), a mesma usada no Brasil. Isto significa que em cidades onde ocorrerão jogos da próxima Copa do Mundo, aqueles usuários que assinarem um plano 4G específico conseguirão navegar mais rápido na internet da operadora (elas exigem a contratação de no mínimo um pacote de 2GB de dados, pois a rede costuma consumir a franquia rapidamente). No resto do Brasil, a ampliação da rede ainda irá demorar alguns anos.

A Anatel homologou o modelo A1507 e este será o vendido no país. A lista de nações que vendem o mesmo modelo que o brasileiro pode ser vista neste outro artigo.

Câmera fotográfica

Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Comparação de fotos 5s e 5c

Irmão gêmeo do iOS 7

Não é nenhuma coincidência o novo iOS 7 ter as mesmas cores chamativas do iPhone 5c. A Apple assume que elaborou os dois ao mesmo tempo e seguiu a mesma filosofia em ambos.

Mas se no caso do iPhone 5c o usuário pode escolher se compra o aparelho colorido ou o clássico, no iOS 7 todos são forçados a aceitar essas cores, mesmo não gostando delas. Isso pode ser um problema para usuários mais tradicionais.

YouTube video

Tabela comparativa

iPhone 5c iPhone 5s
Capacidade 16 e 32GB 16, 32 e 64GB
Tela 4″ Retina 4″ Retina
Resolução 640 x 1136 pixels 640 x 1136 pixels
Processador Dual-core A6 A7 64-bit e coprocessador M7
Câmera traseira Fotos 8MP, ƒ/2.4
Vídeos 1080p HD
Flash LED
Novo sensor de retroiluminação
Fotos 8MP, ƒ/2.2
Vídeos 1080p HD
Câmera lenta 120 fps
Flash True Tone
Estabilização automática de imagem
Modo contínuo
Câmera frontal Fotos 1,2MP
Vídeo HD 720p
Fotos 1,2MP
Vídeo HD 720p
Novo sensor de retroiluminação
Sensor Touch ID Não Sim
Peso  132g 112g
Dimensões Altura 124,4 mm
Largura 59,2 mm
Espessura 8,97 mm
Altura 123,8 mm
Largura 58,6 mm
Espessura 7,6 mm
4G brasileiro Compatível Compatível
Wi-Fi Wi-Fi (802.11a/b/g/n) Wi-Fi (802.11a/b/g/n)
Bluetooth 4.0 4.0

Para quem é o iPhone 5c

Mesmo sendo de plástico, o iPhone 5c tem um acabamento de qualidade e uma ótima pegada, com sua forma anatômica que se encaixa muito bem na mão. O material é bem resistente e não arranha fácil. Ele é voltado a quem quer um aparelho moderno e descontraído, pagando um pouco menos. Apesar dele não ser “popular” como afirmavam os rumores, ele é uma opção de preço para quem prefere não pagar pelo alto custo do modelo 5s e, ao mesmo tempo, ter um aparelho bem rápido e funcional.

Quem já possui o iPhone 5 não deverá querer mudar para o 5c pois a parte interior é praticamente a mesma e não sentirá nenhuma mudança. Já quem é usuário de modelos mais antigos, como o iPhone 3GS ou 4, sentirá uma melhora considerável no desempenho do sistema, além de poder aproveitar a totalidade das funções do iOS 7.

Texto extraído da 4ª edição da Revista iThing

Botão Voltar ao topo