Notícias

Em breve, será possível usar dispositivos móveis durante pousos e decolagens

Para quem costuma viajar muito de avião, não tem coisa mais chata que ser obrigado a desligar seu iPhone ou iPad durante a decolagem e a aterrissagem (ou aterragem em Portugal). Mas isso pode acabar em breve no Brasil.

Na semana passada, a FAA (órgão regulador da aviação nos Estados Unidos) deixou que as empresas aéreas permitissem que seus passageiros usassem seus dispositivos eletrônicos durante a decolagem e pouso. Antes disso, todos eram obrigados a desligar tudo após o fechamento das portas.

Depois da decisão tomada nos Estados Unidos, a Agência Nacional de Aviação Civil brasileira (ANAC) declarou que também seguirá o mesmo caminho e estuda implementar o mesmo procedimento no país, permitindo que os passageiros continuem com seus tablets, celulares e computadores ligados para lerem livros, revistas digitais (como a iThing) ou documentos. Ainda não será permitido o uso do celular para ligações, devendo os mesmos permanecerem no modo avião durante o pouso/decolagem.

Mas esta implementação dependerá ainda da homologação de cada aeronave, para confirmar se elas possuem os equipamentos seguros para que os celulares e tablets não causem interferência nos instrumentos do piloto. Por isso, a novidade pode ainda demorar um tempinho até podermos usufruí-la, mas mesmo assim a notícia já é ótima.

Foto: JetBlue

Botão Voltar ao topo