Notícias

Anatel deverá homologar nos próximos dias o iPhone 5s e o iPhone 5c no Brasil

iPhone 5s

Desta vez, a coisa está indo realmente rápido. Geralmente a Anatel leva de 30 a 40 dias para homologar um novo produto da Apple, mas este ano a aprovação deverá ser mais rápida. A agência brasileira já aprovou as baterias dos novos iPhones e em alguns dias deverá homologar também os aparelhos para serem vendidos no país.

Qualquer produto eletrônico que possua emissão de sinais de rádio (no caso, antenas de celulares, transmissão Wi-Fi ou Bluetooth) precisa de aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ser comercializado no país. No caso do iPhone ou do iPad, ela começa aprovando a bateria para, depois de alguns dias, homologar também o aparelho. Esta semana, as baterias do iPhone 5s e do iPhone 5c já foram aprovadas pelo órgão, o que pode indicar que os aparelhos serão os próximos.

Homologação da bateria

O interessante é que os documentos da homologação especificam quais os modelos de aparelhos elas são destinadas: o modelo A1457 (iPhone 5s) e o A1507 (iPhone 5c). Estes modelos são os mesmos vendidos na França, Alemanha e Reino Unido e serão compatíveis com a rede 4G brasileira. Isto significa que aparelhos 5s ou 5c comprados hoje nestes países terão a garantia no Brasil.

No início, todos tinham dúvidas quanto ao modelo que seria aprovado pela agência nacional, visto que também são compatíveis com a LTE banda 7 os aparelhos da Austrália, Hong Kong, Coreia, Nova Zelândia e Cingapura. Mas como estes são de modelos diferentes dos homologados em nosso país, a Apple não é obrigada a dar garantia por eles.

Mas isso pode mudar este ano, pois não se sabe ainda se a Apple adotará a mesma política de garantia nacional que o ano passado. É bom lembrar que a partir de dezembro teremos uma Apple Store no país, o que pode habilitar a garantia mundial também em nosso território. Vamos aguardar para ver como será o desfecho disso.

Para saber mais detalhes sobre compras no exterior, consulte nosso fórum.

Botão Voltar ao topo