App StoreNotícias

“Play Nice” pode ser uma nova solução contra o controverso “Freemium”

Play Nice

Na segunda edição da nossa revista digital iThing, explicamos o que são os jogos freemium e toda a polêmica que ele gera entre os usuários. Mas um desenvolvedor resolveu propor uma fórmula diferente justamente para quem acha abusivo o sistema de compras internas nos aplicativos.

Alguns jogos realmente abusam do formato “free-to-play“, transformando-o praticamente em um “free-to-pay“, de tanto forçar a barra para que os usuários adquiram compras internas. Nem todos são assim, mas os poucos que são acabam sujando a imagem do formato.

Mas um desenvolvedor independente do Reino Unido resolveu propor uma coisa diferente, que ele chama de “Play Nice“: junto com as clássicas compras de melhorias disponíveis no jogo, há uma opção do tipo “buffet livre“, em que você paga um valor fixo e tudo no jogo é liberado definitivamente, como se fosse um aplicativo completo.

A solução é bem simples, mas sensacional, pois deixa feliz todo mundo: os que gostam de aplicativos grátis que permitam conhecê-lo antes de pagar qualquer coisa e aqueles que dizem preferir pagar o jogo inteiro ao invés de ficar comprando elementos internos.

Recentemente, mais e mais jogos mudaram para o sistema IAP (compras In-App baseado em pagamento), que se mostrou popular em um grande segmento de gamers. Infelizmente, também tem se mostrado muito impopular para outros jogadores – muitos dos sistemas IAP fazem com que os jogadores deliberadamente ou acidentalmente acabem tendo uma conta alta no cartão. Nós da Strange Flavour queremos adotar o “play nice” e reconstruir a confiança dos jogadores.

A questão é que o modelo freemium já se demonstrou uma maneira muito lucrativa para os desenvolvedores, tanto que os aplicativos que lideram o ranking das maiores arrecadações são deste tipo. Estariam estes dispostos a mudar agora?

via iMore

Botão Voltar ao topo