Notícias

Nono dígito passa a funcionar a partir de hoje no interior de São Paulo

Nono dígito

Conforme já era previsto, passa a valer a partir deste domingo a inclusão do chamado “nono dígito” em números de celulares do interior do estado de São Paulo. Confira o que fazer para mudar sua agenda de contatos.

Quem mora em cidades com prefixo DDD entre 12 e 19, ou tem amigos/familiares que vivem nestas cidades, precisará mudar sua agenda telefônica para poder continuar se comunicando. Isso porque agora foi adicionado um 9 à frente dos números celulares, que passam a ter 9 dígitos. A medida visa padronizar o que aconteceu na cidade de São Paulo no ano passado e deverá se expandir para todo o país até 2016.

Até o dia 3 de setembro tanto o número antigo com 8 dígitos quanto o novo funcionarão normalmente. Porém, depois disso apenas os com os 9 dígitos funcionarão, e uma gravação informará sobre a mudança.

Esta gravação obviamente só funciona em chamadas telefônicas; em casos de SMS e mensagens de texto será necessário mudar mesmo o número, pois senão a mensagem não chegará. Para usuários do serviço iMessage e FaceTime, é preciso reativar a sua conta com o novo número, conforme ensinamos neste tutorial.

Os usuários do WhatsApp não precisam fazer nada, conforme já comentamos aqui.

Felizmente, há ferramentas que ajudam os usuários a trocar todos os números da agenda do iPhone, selecionando apenas aqueles que precisam ser mudados. Eles também ajudam a adicionar automaticamente o seu DDD em números que estejam sem. Isso é bom quando você viaja para outra cidade e precisa ligar para os seus conterrâneos. É importante, no entanto, fazer um backup da sua agenda antes de fazer qualquer procedimento (veja como fazer backup aqui).

Das várias opções, algumas operadoras oferecem aplicativos gratuitos que podem ser usados por todos, como o Oi 9º Dígito e o Vivo 9º Dígito (nomes muito criativos, por sinal). Mesmo quem é cliente da Claro ou TIM pode usar sem problemas estes aplicativos. Mas tome o cuidado de desligar a opção de incluir o prefixo da operadora, pois eles deixam esta opção ligada por padrão, o que pode ocasionar gastos extras em ligações interurbanas se não for o mesmo da sua operadora.

Oi 9º digito

A vantagem do aplicativo da Vivo é que ele faz backup automático da sua agenda de contatos. Se algo não sair como você imaginava, é possível recuperar os contatos exatamente como estavam antes da alteração. Porém, parece que ele não funciona muito bem no beta do iOS 7.

Há outras opções pagas na App Store, mas que basicamente fazem a mesma coisa.

No dia 27 de outubro, Rio de janeiro e Espírito Santo também deverão passar pelo processo.

Botão Voltar ao topo