AplicativosNotícias

WhatsApp esclarece sua nova política de anuidade para novos usuários de iPhone

Política de pagamentos do WhatsApp

Hoje, através de seu blog oficial, a equipe do WhatsApp confirmou o que todos já desconfiavam: a nova atualização do aplicativo para iPhone permitirá definitivamente que novos usuários façam gratuitamente a instalação, mas começará a exigir uma anuidade para quem ainda não era inscrito no serviço.

Na prática, a coisa funciona assim: se você já tinha pago pelo WhatsApp ou o baixou em alguma promoção antes da atualização desta terça-feira, nada muda. Você nunca mais terá que pagar nada pelo WhatsApp, nem mesmo se receber aquelas mensagens bobas que dizem para você espalhar para mais 10 amigos (não caia nessa).

Mas se você é cliente novo, acabou de baixar o aplicativo que ficou gratuito e fez só agora sua inscrição, ela será gratuita apenas no primeiro ano, depois, você terá que pagar a cada 12 meses, $0,99 para continuar usando o serviço com o mesmo número. Este modelo já existia em outras plataformas e agora está chegando também ao iPhone.

Agora, ao instalar e registrar pela primeira vez, o usuário logo recebe as boas vindas avisando da novidade.

Boas vindas
Imagem de Jefferson Affonso

Ao acessar o menu Opções > Conta > Info de Pagamento, o usuário verá a data de validade da sua assinatura, que corresponderá a 12 meses da data da primeira inscrição. Para usuários antigos, aparece a frase “Vida inteira“.

Data de validade

Ainda não sabemos como será feito este pagamento, mas provavelmente via compras internas, através de algum botão que aparece no momento da expiração.

Ninguém pode reclamar que não foi avisado. Nós divulgamos que isso iria acontecer ainda em março deste ano e quem não queria ficar preso à anuidade, poderia simplesmente ter comprado o aplicativo antes da mudança. Eles enfatizam que fazem isso porque não querem adotar o modelo de propagandas no seu aplicativo e estão fazendo de tudo para evitar isso o máximo que puderem.

Este formato é interessante e fará com que a base de usuários aumente ainda mais, porém há riscos de aquele seu amigo pão-duro ficar incomunicável pelo serviço daqui um ano, porque não quis renovar a assinatura.

Se você já usava o serviço antes, parabéns, pois o iPhone é a única plataforma que terá usuários que nunca mais pagarão nada. Já você que acabou de chegar, seja bem vindo a uma das maiores redes de mensagens do mundo, e aproveite bem esses 12 meses gratuitos. Se você juntar 9 centavos por mês, já poderá continuar com o serviço depois que ele expirar. ;)

dica do Lucas Pedrosa

Botão Voltar ao topo