Chromecast

Se você já é um usuário de uma Apple TV, sabe como é bom demais poder assistir a vídeos, fotos ou escutar músicas presentes no seu iPhone ou iPad direto na sua TV, sem usar nenhum fio. Basta ligar o AirPlay e boom, já está assistindo. Agora o Google quer levar este conforto para outros dispositivos, sem precisar de uma Apple TV e por isso lançou o Chromecast, um adaptador sem fio que se conecta na entrada HDMI da TV.

Ele é compatível com dispositivos iOS, além de vários outros não-Apple. Mas é importante salientar que, pelo menos nesta fase inicial, ele não é tão abrangente quanto o AirPlay, que é integrado ao sistema e funciona com praticamente tudo o que roda hoje no iOS. Aplicativos de iPhone e iPad deverão ser adaptados ao protocolo do Google para poderem transmitir conteúdo ao aparelho. Apps do Google, como Chrome e Youtube já serão compatíveis.

Chromecast Chromecast

Seu grande diferencial será o preço: US$35 nos Estados Unidos, com início das vendas no dia 28 de julho (ainda sem previsão para o Brasil). Outra vantagem em relação a dispositivos como a Apple TV é que o usuário não precisa “ligá-lo” cada vez que usa: basta conectar na TV e ela permanentemente estará conectada. Mas a promessa de “não precisar de controles” não rola, pois você terá igualmente que trocar o canal da TV para o da saída HDMI correspondente.

A integração total entre gadgets e TV é uma evolução lógica e praticamente inevitável. É muito bom a indústria estar se direcionando para este caminho, para que tenhamos cada vez mais opções de interatividade em nossos tablets e celulares. :)