Curiosidades

Como funcionam as assinaturas de revistas digitais na Banca do iOS

Assinaturas de revistas no iOS

Muitos de vocês ficaram impressionados quando a segunda edição da Revista iThing baixou automaticamente no aparelho e ainda avisou que estava disponível para a leitura. Isso é possível graças ao formato Banca que a Apple criou, que facilita muito a vida de quem assina revistas digitais.

Confira como ela funciona e como aproveitar o máximo desta facilidade.

A história da Banca

Quando o iPad foi lançado, muitos apostavam que ele se transformaria na salvação do mercado editorial de revistas, porque era um modo fácil e portátil de ter sempre à mão suas edições favoritas. Porém, as editoras custaram para se adaptar, criando aplicativos próprios que não facilitavam muito a vida do usuário. As revistas ficavam presas em aplicativos individuais e para o leitor baixar a última edição, era obrigado a abrir o aplicativo e esperar o download, que nem sempre era rápido. Com o tempo, as pessoas se habituaram pouco a ler revistas no iPad, porque era muito trabalhoso.

Com o objetivo de facilitar este processo, a Apple lançou no iOS 5 a Banca (em inglês, Newsstand), que centralizava todos os aplicativos de revistas e gerenciava de modo mais fácil as novas edições, permitindo assinaturas e o download automático. Pela primeira vez, fazia sentido assinar revistas no iOS.

Mas nem todos gostaram da novidade. As editoras não concordaram em perder o controle sobre seus assinantes, pois a Apple dava a opção ao usuário de repassar ou não seus dados a elas. Com isso, os editores perdem uma importante ferramenta de publicidade e contato direto com o consumidor, deixando de empurrar diversos SPAMs.

O Sindicato Francês de Revistas Impressas chegou a organizar um boicote para que as edições não fossem adaptadas para o formato Banca, mas isso não durou nem 8 meses. Eles se deram conta que os usuários querem facilidade e que a iniciativa da Apple realmente dava resultado.

Mas mesmo com casos internacionais de sucesso, algumas editoras brasileiras ainda se recusam a se adaptarem completamente ao sistema da Apple. Mesmo a Editora Globo, que foi uma das primeiras a adotar a Banca, ainda apresenta problemas para seus assinantes, que nem sempre conseguem baixar as edições pelas quais pagaram por causa de questões burocráticas entre o modelo impresso e o digital. Basta ver as reclamações nas avaliações das revistas, na App Store. A pergunta é: porque as revistas internacionais conseguiram se adaptar completamente ao modelo proposto pela Apple e as brasileiras não?

É uma pergunta que não sabemos responder.

Transferências automáticas

A grande vantagem de se fazer uma assinatura de uma revista da Banca (como a iThing) é que você é informado no momento em que uma nova edição é publicada e em casos determinados, o sistema já baixa automaticamente para você, deixando-a pronta para a leitura. Mas o que é preciso fazer para ter essa facilidade? Veja abaixo:

 Primeiro, você deve assinar a revista, que em muitos casos, tem um preço. Em assinaturas gratuitas, nada será debitado do seu cartão de crédito. Mas atenção: como isso é considerado como uma aquisição interna no aplicativo, usuários que ativaram as restrições do sistema que impedem compras dentro de aplicativos (in-app purchases), não conseguirão fazer assinaturas, mesmo nos casos gratuitos. É preciso ir nos Ajustes e desabilitar temporariamente esta restrição.

Restrições em compras internas

Para que a transferência automática aconteça assim que uma edição for disponibilizada, você deve se certificar que esta opção esteja marcada no sistema. Vá em Ajustes do iOS e procure pela opção Banca, habilitando a transferência de conteúdo automática. É importante saber que elas só acontecerão quando o aparelho estiver com mais de 50% da bateria e estiver conectado a uma rede Wi-Fi (pela rede 3G a transferência só pode ser manual, para evitar surpresas na conta).

Transferências automáticas

Pronto, seguindo estes passos, você estará sempre informado das últimas novidades das suas revistas preferidas. :)

Conteúdo original © Blog do iPhone

Botão Voltar ao topo